Estudantes conquistaram 2º e 5º lugar no International Software Testing Contest (Foto: Divulgação: CBSoft)

Estudantes ficam com 2º e 5º lugares no International Software Testing Contest (Foto: Divulgação: CBSoft)

Softwares – sequências de instruções a serem executadas por um computador – atuam como parte integral de nossas vidas, devido a sua grande influência na crescente sociedade tecnológica atual. Então, tomar as devidas medidas para aplicação de técnicas para teste de softwares é de extrema importância.

Na última segunda-feira, 17, os alunos Jean Carlos Paiva Miranda e Hugo Tavares do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), competiram no concurso International Software Testing Contest, realizado durante o III Sast – Brazilian Symposium on Systematic and Automated Software Testing na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, São Paulo e promovido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O concurso tinha como objetivo promover teorias, técnicas e ferramentas para testes avançados de software. Os competidores enfrentaram duas partes do concurso. Primeiro, um tutorial de duas horas para que pudessem configurar seus computadores e se familiarizar com a plataforma utilizada. Cada competidor precisava ter conhecimento básico sobre programação em Java e JUnit. Já na segunda parte, a competição propriamente dita, os oponentes tinham que escrever, no período de três horas, casos de teste para dois problemas baseados nas especificações.

A premiação ocorreu na última terça-feira, 18, e os prêmios foram de US$ 300 para o primeiro lugar, US$ 200 para o segundo e US$ 100 para os colocados da terceira até a sétima posição. O aluno Hugo Tavares de Almeida conseguiu a segunda colocação e aluno Jean Carlos Paiva Miranda conquistou a quinta. Os estudantes de graduação obtiveram colocações acima de muitos alunos de pós e de profissionais da indústria. Além de terem conquistado altas patamares nessa competição, os alunos também tiveram um artigo aceito na conferência, sob orientação da professora Vânia de Oliveira Neves.

Segundo Vânia, apenas a participação em um evento internacional tão importante quanto esse já valeria a pena, tanto pela experiência pessoal quanto para a carreira dos alunos, uma vez que tiveram contato com pesquisadores nacionais e internacionais renomados. “Essa é a primeira vez que uma competição desse porte ocorre no Brasil e os alunos conseguiram excelentes colocações na competição, obtendo resultados melhores que outros participantes que possuem anos de experiência tanto na academia quanto na indústria”, destaca. Além disso também aponta a importância de São Carlos como um dos maiores centros nacionais de pesquisa em teste de software. Hugo e Jean Carlos foram os únicos ganhadores que não se encontram nesta região. “Isso traz visibilidade para a UFJF, bem como valoriza o esforço que temos tido com nossos alunos, além de mostrar para os demais que temos capacidade de vencer uma competição desse nível”, acrescenta.

O resultado positivo na competição e a publicação do artigo na conferência foram de extrema importância para os alunos. “Podemos ver o resultado dos estudos que temos conduzido sob a orientação da professora Vânia, que já nos orienta há mais de um ano e sempre fez de tudo para nos ajudar, nos incentivando sempre a aprofundar nossos conhecimentos e elaborar artigos científicos e novas ferramentas”, revela Hugo. Os estudantes afirmam que a experiência em um congresso desse porte foi marcante. “A própria participação no congresso também foi excelente, pudemos ter contato com diversos pesquisadores da área, diversos deles internacionais inclusive. Podemos levar o nome da UFJF para um congresso de grande importância para a área de Engenharia de Software”, relata Jean Carlos.