O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora marcou presença no 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), realizado em Olinda, de 2 a 5 de setembro. Com o tema “Doenças transmissíveis, predição e desafios para o enfrentamento de novas e velhas epidemias”, o evento contou com mais de 4 mil inscritos e reuniu pesquisadores de 13 países. Dentre os participantes estava o estudante do curso de Medicina da UFJF-GV e do Núcleo de Pesquisa em Hansenologia (NuPqHans), Rodrigo de Paiva.

O aluno de iniciação científica apresentou os seguintes trabalhos: “Evolução clínica de garra ulnar pré e pós poliquimioterapia”, “Episódios de Eritema Nodoso Hansênico durante poliquimioterapia: Estudo de Caso” e “A susceptibilidade a Hanseníase Multibacilar em indivíduos coinfectados por helmintos”.

Segundo Rodrigo Paiva, o evento proporcionou a troca de informações e resultados atualizados sobre a hanseníase. “Dentre os assuntos abordados merece destaque o aumento do percentual de formas multibacilares de hanseníase em idosos, uma forma mais grave da doença.  Daí a importância de darmos o foco da busca ativa nessa faixa etária, que muitas vezes é esquecida quando falamos de hanseníase. A sorologia para detecção de hanseníase multibacilar oligossintomática foi outro aspecto muito discutido. Fica evidente que a sorologia precisa estar urgentemente disponível na rede básica de saúde, e deve ser divulgada para profissionais que trabalham na rede básica”.

A edição 2018 do Medtrop contou com 42 mesas-redondas, 23 palestras, 11 conferências e 23 cursos. Em 2019, o congresso será realizado em Belo Horizonte.