alunos campus (Foto: Géssica Leine)

Evento acontece no Cine-Theatro Central, nos dias 17 e 18 de abril e é aberto a toda a comunidade acadêmica (Foto: Géssica Leine)

Profissionais, estudantes e movimentos sociais da área de Educação vão discutir, elaborar e propor políticas e diretrizes para a Assistência Estudantil nas Instituições de Ensino Superior no Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace). O 1º Encontro Regional Sudeste 2018 acontece, pela primeira vez, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e aborda os “30 anos de Fonaprace na luta pela Assistência Estudantil”.

A abertura do evento, de livre acesso para toda a comunidade acadêmica, será no dia 17 de abril, às 14h, no Cine Theatro Central. O restante das atividades são restritas aos participantes do Fórum e têm sequência no dia 18, a partir das 8h30, e seguem até dia 19.

Assistente social da UFJF e uma das coordenadoras do Fórum Regional Sudeste, Thássia Cristina da Silva Soares destaca o impacto e os frutos que a discussão em âmbito regional pode ter em nível nacional. “É de extrema importância conhecer o perfil dos estudantes para que isso seja levado para o Fórum Nacional. Neste, as propostas, pesquisas e políticas discutidas e deliberadas podem ser efetivadas.” Além disso, ela ressalta a importância de discutir a assistência estudantil para outros espaços e como a permanência do estudante é essencial para a Instituição.

O pró-reitor de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva da UFJF, Marcos Souza Freitas, avalia o panorama atual dessas políticas em suas especificidades. “Nacionalmente, estamos com as políticas de assistência estudantil ameaçadas. Nos últimos dois anos, sofremos cortes de orçamentos nas universidades públicas. A assistência estudantil necessita tanto de investimentos financeiros quanto no campo de recursos humanos para que o estudante possa ser acolhido efetivamente, garantindo, assim, seu direito constitucional à educação.”

Participação dos estudantes
A participação dos alunos foi apontada pelo pró-reitor como essencial para as atividades do Fórum. “Os estudantes vão ter a oportunidade de participar das mesas temáticas e discutir a conjuntura do nosso país a partir de questões relacionadas diretamente à assistência estudantil, como acessibilidade, direito da mulher estudante, políticas contra LGBTfobia e racismo.”

Junto a isso, ele reitera a relevância da participação da professora Patrícia Vieira Trópia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A contribuição irá avaliar a conjuntura atual e as possibilidades de fortalecimento da luta em defesa da universidade pública, com ênfase na V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais, feita pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

As ações do encontro começam com uma reunião de gestores, das 9h às 12h, no Cine Theatro Central. Às 13h, será feito o credenciamento. A programação segue durante os dois dias com mesas temáticas, grupos de trabalhos e atividades culturais.

(32) 2102-3777 – Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFJF)