x

Iniciativa é uma expansão do projeto “Ampliação dos horizontes culturais: latim e italiano como línguas adicionais na escola”, desenvolvido entre 2015 e 2017

Crianças e jovens de comunidades do entorno do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão aprendendo latim e italiano por meio do Programa Boa Vizinhança. A iniciativa é desenvolvida pela professora da Faculdade de Letras Raquel Fellet Lawall, que apresenta as línguas de forma lúdica, com foco na interação entre as diferentes culturas.

“O projeto é uma forma de ampliação do conhecimento enciclopédico dos estudantes da educação básica e de construção da sua cidadania”, afirma a coordenadora. As aulas ocorrem sempre às quintas-feiras, das 10h às 12h, e contam com a participação de aproximadamente 40 crianças e jovens atendidos pelo Instituto Profissional Dom Orione.

[O projeto] pode estimular a adoção de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento do multilinguismo, da interculturalidade e de um perfil de ensino de formação para o exercício pleno da cidadania – Raquel Fellet Lawall, professora da Faculdade de Letras

Raquel ainda acrescenta que, ao ter contato com duas línguas que, tradicionalmente, não estão inseridas nos sistemas regulares de ensino, os alunos ampliam seu repertório de competências, com foco na expansão dos saberes interculturais, podendo aplicar esses conhecimentos em outros contextos. “Além disso, pode estimular a adoção de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento do multilinguismo, da interculturalidade e de um perfil de ensino de formação para o exercício pleno da cidadania”.

O trabalho, que na verdade é uma expansão do projeto “Ampliação dos horizontes culturais: latim e italiano como línguas adicionais na escola”, desenvolvido entre 2015 e 2017, tem gerado resultados positivos. “Através de questionários e avaliação da equipe pedagógica que faz parte do projeto, verificou-se, de fato, uma ampliação do conhecimento de mundo dos alunos participantes”.

Raquel finaliza afirmando que o projeto representa um exemplo positivo do caráter transformador que a educação pode promover em contextos socioeconômicos carentes. “Só foi possível de ser implementado por conta do trabalho desenvolvido pelo Instituto Dom Orione na recuperação de crianças e adolescentes em situação de baixo desempenho escolar, e, especialmente, pelo educador social José Rafael Gomes Monteiro”. A ação também conta com a parceria dos professores da Faculdade de Letras da UFJF, Pedro Bustamante Teixeira e Fernanda Cunha Sousa.

Boa Vizinhança

boavizinhana3-630x300Coordenado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), o Programa Boa Vizinhança é uma ferramenta de intervenção social que visa a estimular ações que contribuam para uma melhoria das condições de vida das populações situadas próximas ao campus  da Universidade, além de contribuir para a formação crítica e qualificada dos estudantes. Acompanhe as próximas reportagens da série sobre o Programa.