WhatsApp Image 2018-02-28 at 11.22.13

Diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, recepcionou os acadêmicos estrangeiros (foto: DRI/UFJF)

Fazer um intercâmbio é sempre uma experiência muito legal, mas as primeiras semanas são desafiadoras para quem acaba de chegar em um país desconhecido. A língua estrangeira e o bloqueio cultural são obstáculos que podem assustar os “marinheiros” – ou intercambistas – de primeira viagem. Para amenizar esses impactos, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu, na manhã da última segunda-feira, 26, o “Orientation Day”, uma espécie de recepção de calouros voltada para os estudantes estrangeiros que ingressam na UFJF em 2018.

“Juntamos todo mundo que já está no Brasil e fizemos um dia de orientação, explicando o funcionamento da Universidade, como um todo, esclarecendo assuntos como o Restaurante Universitário, o Siga, os procedimentos de matrícula e escolha de disciplinas, e também alguns aspectos culturais de Juiz de Fora e do Brasil”, conta a Diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert.

Somente no primeiro semestre de 2018, a Universidade irá receber pelo menos 22 estudantes internacionais, que ingressarão em Programas de Graduação e Pós-graduação e são oriundos de países, como Estados Unidos, Venezuela, Honduras, Bolívia, Colômbia, Peru, México, Namíbia, Moçambique, Dinamarca, Polônia, Japão, e Coréia do Sul.

Positivamente impressionados

Para Bárbara, a iniciativa “foi bem legal, tivemos até a participação de alguns pais desses alunos, que ficaram positivamente impressionados com a estrutura da cidade e do campus. Os alunos também se mostraram bastante empolgados; um deles, que veio fazer pós-graduação em História e é de Moçambique, me disse que esperava que fosse boa, mas não achava que fosse tão organizada a Universidade”.

Na próxima sexta-feira (2), os estrangeiros terão a oportunidade de conhecerem melhor o campus universitário, através de um tour oferecido pelos alunos do Projeto Buddy, que capacita estudantes para atuarem como attachés dos visitantes estrangeiros que estejam na UFJF.

Segundo o responsável pelo setor de incoming da DRI, Hugo Rocha, o encontro contribuiu com o processo de familiarização dos estrangeiros não apenas com o novo espaço, mas com as pessoas que os cercarão, daqui em diante. “Foi uma interação legal, porque essas são pessoas que não se encontrariam em outra situação, já que são de vários continentes.”

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais