Dez estudantes brasileiros irão acompanhar de perto os intercambistas, no dia a dia acadêmico (Foto: Twin Alvarenga)

Dez estudantes brasileiros irão acompanhar de perto os intercambistas, no dia a dia acadêmico (Foto: Twin Alvarenga)

Os dez estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que acompanharão de perto os alunos intercambistas receberam orientações sobre o Projeto Buddy 2017 da Diretoria de Relações Institucionais (DRI) na última sexta-feira, 10. Brasileiros e estrangeiros conheceram melhor o projeto e as atribuições dos buddies.

Segundo a coordenadora de Eventos do Projeto Buddy, Andressa Soares, os ajudantes brasileiros devem auxiliar os intercambistas nas atividades do dia a dia. “Levar no Restaurante Universitário, ensinar como comprar o ticket, acompanhar ao banco, tudo que o intercambista precisar para resolver tarefas desse tipo. Além disso, o buddy faz um trabalho de integração com outros alunos e com a cultura, levando a eventos, ao shopping”, exemplifica.

A estudante do 7º período de Letras da UFJF, Keydmann Santana, 21 anos, escolheu ser buddy por sempre ter tido contato com alunos intercambistas ao longo da faculdade. “Como também trabalhei no projeto das Olimpíadas, achei que seria interessante ser buddy neste período.” Keydmann conheceu sua colega intercambista da Coreia do Sul logo que ela chegou ao Brasil. A brasileira já auxiliou a amiga com desvio de bagagem, compra do novo telefone e com a matrícula.

Também da Coreia do Sul, o intercambista Doo Ho Do, 27 anos, afirma que sua buddy o auxilia bastante no dia a dia acadêmico, principalmente no início do período, e nas questões culturais. “Ela me esclarece com algumas coisas que são típicas dos brasileiros. ‘O que é isso?’, ‘Por que vocês fazem isso?’, ‘E o futebol?’, eu pergunto e ela me responde.”

Paralelamente à atuação dos buddies, a DRI realizará outros eventos de integração do estrangeiro, como visitas aos museus e idas ao cinema e a peças de teatro. A programação é colaborativa e os estudantes que participam do projeto podem dar sugestões.

Os buddies são selecionados semestralmente. O trabalho é totalmente voluntário, mas rende um certificado com avaliação feita pelo intercambista que acompanha. A participação no Projeto Buddy vale ponto para os processos de seleção de intercâmbio.

Outras informações:

(32) 2102-3389 / (32) 2102-3947 – Diretoria de Relações Internacionais