Com a chefe do escritório internacional da Universidade de Passau, Stephanie Dallmeier, a diretora Bárbara Daibert reativou acordo (Foto: Arquivo pessoal)

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) firmou acordo com a Liverpool John Moores University, da cidade de Liverpool, no Reino Unido. O contato foi estabelecido durante participação da diretora Bárbara Daibert na Conferência Nafsa 2019, em Washington (EUA). O evento com o tema “Liderança Global, Aprendizagem e Mudança” é considerado o maior encontro internacional dos responsáveis pela internacionalização das instituições de ensino superior e de pesquisa.

Para estreitar relações e posicionar a UFJF no cenário global da internacionalização, a agenda proposta para a diretora de Relações Internacionais no evento envolveu sessões de discussão e reuniões abertas, além de encontros com atuais e potenciais parceiros. “Conseguimos um acordo com a Liverpool John Moores University, um destino dentro do Reino Unido, muito bem conceituada, que vai isentar nossos alunos da mensalidade e possibilitar que eles fiquem na moradia, com um preço bem mais em conta. Essa foi uma das grandes conquistas aqui desse encontro. Também reativamos o acordo com a Universidade de Passau, na Alemanha, e conseguimos a liberação de continuar enviando aluno a cada ano para lá, fora outras parcerias que foram discutidas na América Latina.”

A conferência atrai, anualmente, cerca de 10 mil participantes de mais de 3.500 instituições e organizações de mais de 100 países. “É muito importante a UFJF estar aqui, por ser a maior feira de internacionalização da educação superior do mundo. Todos os parceiros que temos, conseguimos encontrar aqui, repactuar acordos, rediscutir, arrumar vagas para alunos em intercâmbio de graduação, várias oportunidades. É muito importante a UFJF estar nessa rede, integrada com o mundo, além de projetar a Universidade para fora do país.”

A Nafsa é uma oportunidade para representar a Universidade fora do país e de colocá-la junto a universidades que se lançam à internacionalização, promovendo a imagem internacional da instituição através dos projetos desenvolvidos pela Diretoria de Relações Internacionais na UFJF. “Já aumentamos muito nosso número de alunos de incoming. Quando recebemos mais estudantes, podemos enviar mais, já que nossos acordos são baseados na reciprocidade. Além disso, a divulgação lá fora de projetos como o Mais Idiomas abre oportunidade para que os nossos alunos possam receber apoio. O mesmo acontece com o Global July que precisa ser divulgado como uma possibilidade de entrada para os alunos de fora, abrindo oportunidade para que os nossos alunos possam sair.”

Dentre as prospecções planejadas pela diretora estão as universidades mexicanas Universidad Nacional Autonoma de Mexico e Universidad de Monterrey, a americana University of Nevada, as alemãs Bamberg University e Aachen University e as colombianas Universidad Los Andes, PUC Javeriana e Universidad Externado.