BMI Global Scholarship Summit & Symposium busca conectar instituições e oportunizar parcerias (Imagem: Pixabay)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa esta semana do BMI Global Scholarship Summit & Symposium, evento internacional que visa conectar instituições de ensino de todo o mundo e organizações internacionais que disponibilizam bolsas de estudos e programas de treinamento, para que parcerias sejam acordadas ou renovadas. O evento começou nesta terça e vai até sexta-feira, 6. A iniciativa acontece pela internet, por meio de plataforma própria.

Esta é a terceira vez que a UFJF participa de evento da rede internacional BMI, junto com mais de 50 universidades que terão oportunidades de interação em lives, discussões e reuniões simultâneas. A Universidade tem agenda marcada com 18 instituições de ensino, com as quais ainda não possui acordo.

“É um evento que prioriza conhecer outras universidades, instituições, redes. Vou me encontrar com universidades que ainda não são nossas parceiras e, sobretudo, de países onde, até o momento, não temos nenhum tipo de parceria consolidada, como Canadá, Nova Zelândia e Austrália”, explica a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, que irá representar a instituição nas reuniões.

A iniciativa, que acontece anualmente, tem o objetivo de discutir questões de relevância internacional, proporcionar novas conexões e fortalecer o relacionamento com os parceiros existentes. Além das reuniões agendadas, o evento conta com a inclusão de sessões plenárias e painéis de discussão para abordar questões que afetam o fluxo e a gestão dos bolsistas e dos programas apoiadores.

Bárbara ressalta o momento atípico e a consequente importância da UFJF continuar presente em missões internacionais. “Nestes tempos de pandemia, alguns eventos continuam acontecendo on-line e a Universidade tem que fazer parte, estar no circuito. Isso é muito importante para conseguir encontrar estas universidades estrangeiras, e possíveis parceiras. Além disso, as reuniões têm como objetivo apresentar o projeto e os trabalhos de internacionalização desenvolvidos pela UFJF, para que possamos ganhar maior visibilidade ao redor do mundo”.

BMI
A BMI, extensa rede de parceiros e clientes fundada em 1987, inclui universidades, escolas de idiomas, investidores, escolas internacionais, associações governamentais e agências educacionais de mais de 40 países. A rede já realizou 85 eventos de diferentes perfis, reunindo mais de 2.400 instituições.