“Criptomoedas: Fraude ou Revolução?” — é este título o questionador da palestra que acontece nesta segunda-feira, 19, às 19h, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os especialistas convidados para debater o tema da palestra, Felipe Costa e Johnny Gomes, atuam na área de Direito e Modelagem Computacional, respectivamente.  A palestra será constituída por dois eixos — o primeiro, apresentado por Costa, tem uma temática voltada para a área econômica-jurídica. “Serão feitas as reflexões de natureza sócio-econômicas: apresentação geral das tecnologias, impactos e desafios”, elucida o palestrante. O segundo eixo, apresentado por Gomes, foca em um olhar mais técnico, relativo às tecnologias que envolvem o tema de criptomoedas — como operam e quais são seus conceitos, por exemplo.

“O tema da palestra é intencionalmente problematizador. O objetivo, como o tema sugere, é fazer uma reflexão dialogada com os ouvintes buscando compreender o que são tais tecnologias, quais seus impactos nas relações sócio-econômicas, qual a problematização da questão do lastro e quais são os impactos regulatórios e fiscais”, exemplifica Felipe Costa, um dos convidados para ministrar a palestra. Ele ainda vai além, mencionando as chamadas bolhas econômicas. “Será que estas ‘moedas’ não passariam de bolhas? Ou seriam tecnologias realmente revolucionárias?”, Costa ilustra como algumas das questões que permeiam o tema.

“Pesquisa de ponta” 
O evento é promovido pelo grupo de pesquisa da área de Educação Financeira, o “Pesquisa de Ponta”.  Vinculado ao Departamento de Matemática, o grupo é focado em realizar investigações baseadas em abordagens qualitativas e embasadas em campos do conhecimento como a da Matemática, Economia, Sociologia e Antropologia Social. 

Outras informações: (32) 2102-3308/ (32) 2102-3315 (Departamento de Matemática-UFJF)

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.