Eliete do Carmo Verbena e Fariaposse nova direção do João XXIII (Foto: Alexandre Dornelas)

Eliete do Carmo Verbena e Faria tomou posse como diretora-geral (Foto: Alexandre Dornelas)

A nova direção do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tomou posse na noite de terça-feira, dia 18. Eliete do Carmo Verbena e Faria assumiu a direção-geral, e Margareth Conceição Pereira, a direção de ensino. O reitor Marcus David esteve presente na cerimônia, que teve tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) feita por intérprete da UFJF.

O reitor classificou a transição como um momento marcante e considera bem-sucedida a gestão encerrada. “A direção que está saindo, certamente foi muito exitosa, realizou um trabalho importante e a expectativa da nova direção é em conduzir um trabalho que foi construído de forma muito democrática e participativa pela comunidade do João XXIII. Não pode-se deixar de destacar a importância do Colégio de Aplicação João XXIII para a Universidade, justamente por ser um campo importante de formação de professores e essa é uma das missões mais importantes da Universidade – formação de professores e melhoria da educação básica.”

A professora Eliete é integrante do Departamento de Educação Física do Colégio João XXIII e trabalha na instituição desde 2010. A nova diretora-geral classifica o momento como “de grande responsabilidade” em uma escola com projeção e que trabalha o ensino, a pesquisa e a extensão. “O objetivo é buscar cada vez mais a qualidade, dar condição de formação técnica e humana para os nossos alunos, uma formação que vá além dos conteúdos específicos. É um colégio que, sendo de Aplicação, tem responsabilidades com a formação de professores, com o trabalho de práticas diferenciadas ligadas ao ensino. É um desafio muito grande, o trabalho é muito intenso, mas, certamente, vai ser uma experiência significativa.”

Para Margareth, assumir a direção de ensino do colégio, é um grande desafio e, também, uma responsabilidade. “Um dos nossos projetos é trabalhar valorizando o coletivo da escola, dando mais voz a esse coletivo, que já faz um trabalho magnífico, faz uma diferença muito grande quanto escola. Eu costumo dizer que a gente precisa conhecer mais o trabalho que é feito pelos professores, pelos técnicos, pelos bolsistas, pelos estagiários, conhecer para reconhecer o trabalho que é feito pela instituição de ensino”, afirma a professora, que integra o Departamento de Matemática e também trabalha no colégio desde 2010.

Andréa Vassalo Fagundes deixa a direção do Colégio João XXIII após oito anos como diretora de ensino e os últimos quatro anos como diretora-geral. Na avaliação da professora, o colégio está sendo entregue em ótimas mãos e se encontra estruturado para ser cada vez mais promissor. “Nossos professores são qualificados, temos uma infraestrutura condizente com as necessidades pedagógicas; um processo político de decisões coletivas muito bem sedimentadas no colégio; um grupo de técnico-administrativos muito conscientes e capacitados; uma entrada através de sorteio público, que qualifica o colégio e a função dele –  oferecer um ensino público, gratuito; e temos uma formação de professor, que é a nossa missão maior, também muito sedimentada através de projetos de ensino, pesquisa e extensão.”

Outras informações: (32) 3229-7602/ 7603 (Colégio de Aplicação João XXIII-UFJF)

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.