Termina nesta terça-feira, 20, o prazo de inscrições para duas bolsas do Programa de Incentivo ao Exercício do Ensino (Piee), do Colégio de Aplicação João XXIII (CAp João XXIII), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As oportunidades são para as áreas de Língua Inglesa e Pedagogia, para o período 2024/2025. Podem concorrer estudantes de pós-graduação “stricto sensu” da UFJF. Para a primeira bolsa, o candidato deve ter formação inicial em qualquer área do conhecimento e, para a segunda, é exigida como formação mínima a licenciatura em Pedagogia. 

As bolsas têm duração de 12 meses – sendo possível uma recondução – e valor mensal de R$2.100 para estudante de mestrado, ou de R$3.100 para estudante de doutorado. Para preenchimento das vagas, não há distinção ou prioridade se o candidato é mestrando ou doutorando. Os bolsistas devem dedicar 12 horas semanais presenciais às atividades da Piee, atuando nos âmbitos didático-pedagógico e de gestão acadêmica. O postulante só pode receber a bolsa até o 24º mês após o ingresso no mestrado e até o 48º mês depois da entrada no doutorado. 

Inscrições
Para se inscrever, o candidato deve preencher formulários próprios disponibilizados na secretaria do CAp João XXIII, das 8h às 16h, para concorrentes à área de Língua Inglesa, e das 13h às 18h, para a área de Pedagogia. A lista completa de documentos necessários pode ser conferida nos respectivos editais. 

Etapas
O processo de seleção para ambas as bolsas conta com duas etapas: a primeira consiste na análise da proposta de intervenção pedagógica apresentada pelo candidato. Esta fase será realizada nesta quinta, 22. Já a segunda etapa é composta por defesa e discussão, com a Comissão de Seleção, da Proposta de Intervenção Pedagógica, além de entrevista. Esta fase acontece na sexta-feira, 23. 

Edital Piee – Língua Inglesa
Edital-Piee- Pedagogia

Outras informações
coordensinomedio.joaoxxiii@ufjf.br
direcao.joaoxxiii@ufjf.br