O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia as atividades do seu curso de doutorado no dia 1º de abril. Esse é o primeiro curso do tipo a ser oferecido no estado de Minas Gerais. Oito alunos irão ingressar na primeira turma, neste primeiro semestre do ano letivo. O lançamento do doutorado foi realizado em meio às atividades do VIII Seminário Interno Anual em Educação Matemática (Siaem), do PPGEM, na última quinta-feira, 21. 

De acordo com o coordenador do PPGEM, Willian Cruz, o curso vem sendo gestado há muitos anos, processo que contou com o apoio do Colégio de Aplicação João XXIII. Ainda segundo o docente, a intenção é de que o PPGEM se torne um centro de referência e formação de professores que ensinam matemática. Em 2024, o programa de pós-graduação comemora 15 anos de início das suas atividades. 

“Estamos iniciando essa primeira turma de doutorado com muita alegria, por sermos o primeiro curso ofertado em Minas Gerais, e estamos nessa luta constituindo um trabalho de muita qualidade na formação de professores de matemática”, afirma Willian Cruz. 

Seminário em Educação Matemática

Turma foi lançada na abertura do VIII Seminário Interno Anual em Educação Matemática (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A abertura do VIII Siaem, realizada na última quinta, 21, também marcou o início do período letivo do mestrado em Educação Matemática. O evento contou com a participação de pesquisadores em Educação Matemática do PPGEM, ex-alunos e convidados. Presente na cerimônia, a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, deu as boas-vindas aos novos estudantes e parabenizou os alunos de doutorado pela conquista de fazerem parte da primeira turma do curso. 

Também estavam presentes na abertura, a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Isabel Leite; o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Eduardo Barrére; o diretor do Colégio de Aplicação João XXIII, Elói Teixeira César e o coordenador do curso noturno de Licenciatura em Matemática, Kennedy Martins Pedroso. 

Ao longo da última quinta, 21, a programação do Siaem contou, ainda, com participação cultural, palestra, roda de conversa, além da apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do curso de mestrado e o encontro de alunos e ex-alunos do PPGEM. As atividades do seminário seguem até esta sexta-feira, dia 22.