As turmas são compostas por 30 alunos cada, todos moradores dos bairros do entorno do campus (Foto: Gustavo Tempone)

Novas turmas de inglês e espanhol do projeto de extensão Boa Vizinhança começaram as aulas nesta semana. O projeto, que foi criado há dez anos mas foi retomado no semestre passado, visa ampliar o acesso da comunidade externa à Universidade. As turmas são compostas por 30 alunos cada, a maioria moradores dos bairros do entorno do campus universitário e todos não acadêmicos da Instituição.

“Para nós, é mais uma oportunidade de trazer essa população que não é aluna ou servidora da Universidade para dentro do campus, para compartilhar este espaço conosco fisicamente, o que também é muito simbólico”, afirma a coordenadora das Ações de Extensão da UFJF, Fernanda Cunha Sousa. O projeto ocorre em parceria com a Faculdade de Letras e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Ainda segundo a coordenadora, os cursos representam uma diferença na vida das pessoas por possibilitarem maiores chances de empregabilidade ou mesmo crescimento pessoal pelo aprendizado de uma nova cultura e língua.

Os alunos foram selecionados por sorteio. Os critérios necessários para se inscrever é ter acima de 16 anos de idade (para o curso de Espanhol) ou 18 anos (para o Inglês) e comprovar residência em algum dos bairros vizinhos ao campus. “Alguns estudantes e trabalhadores da UFJF hoje nos procuram para contar que, antes de entrar para a Universidade, foram alunos dos cursos do Boa Vizinhança, guardam boas lembranças e mantêm contato com os antigos colegas e professores, o que é muito gratificante”, relata Fernanda.

O curso de idiomas prevê três módulos, cada um com duração de um semestre. Caso seja reprovado em algum deles, o aluno terá que participar do sorteio novamente. Em cada período, são aplicadas, ao menos, uma prova oral e uma escrita. Ao final do último módulo, os estudantes recebem um certificado de conclusão do curso, emitido pela Proex.

As aulas dos cursos do módulo I são ministradas às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. Já as do módulo II acontecem em dias e horários diferentes: enquanto o curso de Inglês ocorre às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, o curso de Espanhol tem suas aulas ministradas aos sábados, de 8h às 12h. Todos os módulos são sediados na Faculdade de Letras e no Anexo do ICB (antigo ICH).

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão