Estão abertas até o dia 25 de agosto as inscrições para trabalhadores terceirizados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) interessados em cursar idiomas no programa de extensão “Boa Vizinhança Línguas”. Ao todo, são disponibilizadas 56 vagas, sendo 7 por curso, e as aulas têm início previsto para 19 de setembro.

As línguas oferecidas são inglês, espanhol, francês, italiano, libras, grego clássico, latim, e português como língua de acolhimento para migrantes, refugiados e apátridas. Cada curso tem duração de três semestres letivos, divididos em três módulos, com carga horária de 60 horas por semestre. O edital completo do processo seletivo pode ser conferido neste link.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre as pró-reitorias de Extensão (Proex) e Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da UFJF. “A abertura de vagas para cursos de idiomas para terceirizados é um reconhecimento da UFJF e das pró-reitorias envolvidas na valorização e na capacitação dos trabalhadores de manutenção,  vigilância, portaria,  administrativos,  motoristas, conservação,  cultura, entre outros. É uma iniciativa que tem por objetivo fortalecer ainda mais a política de gestão de pessoas na UFJF”, ressalta o pró-reitor da Proinfra, Marcos Tanure Sanabio.

Inscrições e requisitos

Os interessados devem preencher formulário on-line ou comparecer na Secretaria da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 13h às 16h, no campus de Juiz de Fora.

As vagas são destinadas, exclusivamente, para trabalhadores terceirizados da UFJF. Também é exigida como escolaridade mínima o ensino fundamental. Cada candidato pode se inscrever em até três opções dos cursos de língua ofertados, sendo contemplado somente em uma delas. A previsão é de que a lista final com os selecionados seja divulgada em 9 de setembro, nos sites da Proinfra Proex.

Além dos sete candidatos a serem contemplados com uma vaga em cada um dos cursos, serão listados cinco candidatos que constarão na lista de espera de cada língua oferecida. Caso haja mais candidatos inscritos como primeira opção para as sete vagas, acrescidas de cinco vagas da lista de espera, será feito sorteio público, exclusivamente para as vagas destinadas às línguas em que a procura superar os 12 interessados. O sorteio público dessas vagas será realizado, no dia 8 de setembro , às 14h, na sala de reuniões da Proinfra. A presença dos candidatos  nessa etapa da seleção é optativa.

Confira o Edital 08/2022 – Programa de extensão Boa Vizinhança Línguas .

Outras informações:  secretaria.proinfra@ufjf.br