Vagas são destinadas preferencialmente para moradores do entorno do campus da UFJF (Foto: Pixabay)

Termina nesta quinta-feira, 18, o prazo de inscrições para os cursos gratuitos do programa de extensão “Boa Vizinhança Línguas”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São disponibilizadas 280 vagas, 35 por curso, para os idiomas de inglês, espanhol, francês, italiano, libras, grego clássico e latim, além de português como língua de acolhimento para migrantes, refugiados e apátridas. A previsão é de que as aulas sejam iniciadas no dia 19 de setembro.

O Boa Vizinhança Línguas tem por objetivo oferecer aos moradores dos bairros do entorno do campus de Juiz de Fora a oportunidade de aprendizagem gratuita de idiomas. Cada curso tem a duração de três semestres letivos, divididos em três módulos, com carga horária de 60 horas por semestre.

Os interessados devem preencher formulário on-line ou comparecer – de posse dos documentos indicados no edital – na Secretaria da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), das 9h às 17h, no prédio da Reitoria, no campus.

Quem pode participar
As vagas são destinadas preferencialmente para moradores do entorno da UFJF e, caso não sejam preenchidas, para interessados dos demais bairros. Podem participar do processo seletivo somente candidatos oriundos de escolas públicas nos ensinos fundamental e/ou médio e bolsistas integrais de instituições particulares que não tenham vínculo com curso de graduação ou pós-graduação da UFJF.

Também é exigida como escolaridade mínima o ensino fundamental. Quanto à faixa etária, para todas as turmas, o candidato deve ter 16 anos ou mais, com exceção da língua inglesa, para a qual o aluno deve ter idade mínima de 18 anos. Cada pessoa pode se inscrever em até três opções, sendo contemplado em apenas uma delas. A previsão é de que a lista final com os selecionados seja divulgada em 31 de agosto.

Além dos 35 candidatos contemplados com uma vaga em cada um dos cursos, serão listados mais dez, que constarão na lista de espera. Caso haja mais candidatos inscritos como primeira opção para as 35 vagas, acrescidas de dez vagas de lista de espera, será feito sorteio público, exclusivamente para as vagas destinadas às línguas em que a procura superar os 45 interessados. O sorteio público dessas vagas será transmitido pelo canal no YouTube da Pró-Reitoria de Extensão da UFJF, no dia 31 de agosto, às 15h.

20 anos
O “Boa Vizinhança Línguas” é uma iniciativa da Proex em parceria com a Faculdade de Letras (Fale). A pró-reitora adjunta de Extensão da UFJF, Fernanda Cunha Sousa, destaca que o programa de extensão foi criado em 1998. Atualmente a iniciativa reúne em sua equipe 16 professores e 24 bolsistas da Fale, e oferece para a comunidade externa todos os idiomas a que os estudantes da Universidade têm acesso, além de contribuir para a formação acadêmica dos graduandos.

“Com mais de 20 anos de existência, os cursos de línguas do programa se preparam, neste momento, para dar início a um novo semestre de atividades, buscando sempre a troca de saberes e a aproximação entre a comunidade acadêmica e os moradores do entorno, característica que marca esta ação de extensão e solidifica sua participação na história da UFJF e da cidade de Juiz de Fora”, destaca Fernanda.

Saiba mais
Edital 07/2022 – Programa de extensão Boa Vizinhança Línguas

Site do programa de extensão Boa Vizinhança Línguas

Outras informações
(32) 2102-3959/ 3961 (Proex-UFJF)

boavizinhanca.extensao@ufjf.br