Estão abertas as inscrições para o primeiro semestre letivo do Programa Boa Vizinhança – Línguas. A iniciativa, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oferece cursos gratuitos de língua estrangeira para a comunidade. São disponibilizadas 282 vagas, com prioridade para moradores de bairros do entorno do campus universitário.

O Programa oferece os seguintes cursos: Inglês, Espanhol, Francês, Língua e Cultura Grega e Latina Antigas, Italiano, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português como Língua de Acolhimento, este último voltado especialmente a estrangeiros estabelecidos em Juiz de Fora.  

Os cursos completos têm a duração de três semestres letivos, divididos em três módulos, cada um com carga horária de 60 horas-aula. São 30 vagas para o módulo I do curso de Língua Inglesa e 35 para os módulos iniciais de cada um dos demais cursos.

Participantes com algum conhecimento prévio da língua e que desejam ingressar em um nível mais avançado do curso escolhido podem fazer uma prova de nivelamento. O interesse em prestar o exame deve ser manifestado no ato da inscrição.  

As inscrições ficam abertas até 19 de fevereiro. A previsão é de que as aulas tenham início na semana do dia 18 de março. 

 De acordo com a pró-reitora adjunta de Extensão e coordenadora do Boa Vizinhança Línguas, Fernanda Cunha, os cursos de Latim e Grego passam a contar com um semestre introdutório conjunto – medida tomada a partir do “desejo dos próprios alunos e respeitando as particularidades do ensino dessas línguas”. 

Além disso, o número de vagas ofertadas na lista de espera aumentou para 20, por língua. Segundo Fernanda, isso possibilita o “melhor aproveitamento das vagas liberadas com os alunos que passam nos testes de nivelamento e vão direto para os módulos II ou III do programa”.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas até 19 de fevereiro por meio de formulário on-line ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na secretaria da Proex, no prédio da Reitoria da UFJF. No edital completo, é possível conferir também a lista de documentos necessários para fazer a candidatura. 

Requisitos
Para concorrer, o interessado deve ser oriundo de escola pública ou ter sido bolsista integral em escola particular no Ensino Fundamental ou Médio. Também é necessário que o candidato tenha como escolaridade mínima o Ensino Fundamental completo. As vagas são prioritárias para moradores de bairros do entorno da UFJF. A lista completa de bairros pode ser encontrada no edital

Candidatos ao curso de Língua Inglesa devem ter idade igual ou superior a 18 anos. Já candidatos aos demais cursos devem ter idade igual ou superior a 16 anos. O concorrente pode pleitear uma vaga em até três dos cursos ofertados, indicando a sua primeira, segunda e terceira opções, por ordem de preferência, no ato da inscrição. O postulante só pode ser contemplado em uma das opções indicadas. 

Seleção e sorteio
Caso a procura por um idioma seja maior que o número de vagas disponíveis, haverá sorteio público de vagas para o curso. O sorteio será transmitido pelo canal da Proex no YouTube, em 29 de fevereiro, a partir das 15h.  A listagem final com os selecionados será divulgada no site da Proex, no dia 1º de março, a partir das 15h. Os nomes também poderão ser conferidos presencialmente na Secretaria da Proex, no prédio da Reitoria da UFJF.  

Terceirizados
Um outro edital do Programa Boa Vizinhança Línguas é voltado exclusivamente aos trabalhadores terceirizados da UFJF. Integrantes desse segmento podem se inscrever nos cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Língua e Cultura Grega e Latina Antigas, Italiano e Libras. Além de ser trabalhador terceirizado da Universidade, o candidato deve ter Ensino Fundamental completo. São 42 vagas oferecidas pela Proex, em parceria com a Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), sendo sete para cada curso.

As inscrições podem ser realizadas on-line, por meio de formulário eletrônico. Outra opção é se candidatar de forma presencial na Secretaria da Proinfra, de segunda a sexta-feira, entre os dias 8 de janeiro e 19 de fevereiro. Confira o horário de atendimento e demais informações sobre o processo seletivo para os terceirizados no edital completo

Integração
Com mais de 20 anos de existência, o Programa Boa Vizinhança Línguas oferta à comunidade do entorno do campus universitário os cursos de línguas existentes no âmbito da UFJF. Segundo Fernanda, a ação vai ao encontro da Política Linguística da Universidade e reforça o compromisso da Instituição em promover o acesso ao conhecimento. 

“Essa integração é benéfica para os alunos do programa, mas também para a formação continuada de professores, estudantes (graduandos da Faculdade de Letras que atuam como bolsistas no programa) e trabalhadores terceirizados participantes. Esta conexão com os demais segmentos da sociedade forma estudantes cada vez mais críticos e significativos”, avalia. 

Outras informações
(32) 2102-3961 – Proex (atendimento por telefone de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h) ou boavizinhanca.extensao@ufjf.br