Cerimônias reuniram alunos de mais de 20 cursos de Ciências Humanas e de Sociais Aplicadas (Foto: Alexandre Dornelas)

Cerimônias reuniram alunos de mais de 20 cursos de Ciências Humanas e de Sociais Aplicadas (Foto: Alexandre Dornelas)

Aproximadamente mil e duzentos estudantes das graduações presenciais e a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participaram das cerimônias de Colação de Grau da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento contemplou alunos de 39 cursos oferecidos pela instituição. A solenidade foi dividida em três cerimônias no Cine-Theatro Central, nos horários de 17h, 19h e 21h, nos dias 9 e 10.

Veja e baixe aqui as fotos das cerimônias do dia 9 de agosto

Veja e baixe aqui as fotos das cerimônias do dia 10 de agosto (obs.: álbum em atualização)

O reitor Marcus David enfatizou a mudança de perfil de estudantes observada na graduação. “Mais de 60% dos alunos tem renda média de menos de um salário mínimo e meio. É inclusiva, pois permite a entrada de todos”, resumiu no discurso. As universidades, segundo David, também representam 85% das pesquisas produzidas no Brasil, “fazendo com que estejamos entre os dez principais países pesquisadores do mundo”.

Para a vice-reitora, Girlene Silva, a formatura simboliza o compromisso da instituição com a redução das desigualdades sociais. “Quando você possibilita a formação de novos profissionais capacitados, significa criar uma nova perspectiva para a sociedade. Representa possibilitar para esses alunos a realização de um sonho. Hoje deixamos muitas famílias felizes e com a sensação de que uma parte da vida está cumprida, pois é a formação de ensino superior em uma sociedade, que ainda é muito desigual.”

Expectativas para o futuro

Marcus David afirma que o ato representa o dever cumprido da Universidade com a sociedade (Foto: Alexandre Dornelas)

Marcus David afirma que o ato representa o dever cumprido da Universidade com a sociedade (Foto: Alexandre Dornelas)

A colação de grau, que marca o começo da vida profissional para a maioria dos graduandos, é a concretização de uma escolha e caminhada iniciadas há muito tempo. Marcelo Costa Carvalho conta que começou sua trajetória no curso de Química e, por não se adequar, resolveu mudar para a Pedagogia. “É uma vitória muito grande, pois foi com muito esforço que consegui entrar, continuar e terminar minha graduação. Eu tranquei a faculdade algumas vezes, porque eu precisava trabalhar. Eu me sinto muito realizado.”

Eu acho que cada vez mais, nós precisamos valorizar nossas universidades públicas, pois nelas estão nosso futuro. O que eu digo para todos que querem ingressar na UFJF é: lute sempre pelo seu sonho – Marcelo Carvalho, Pedagogia

Marcelo destaca que o aprendizado foi muito importante para sua formação profissional e pessoal e que pretende dar sequência aos estudos. “Eu acho que cada vez mais, nós precisamos valorizar nossas universidades públicas, pois nelas estão nosso futuro. O que eu digo para todos que querem ingressar na UFJF é: lute sempre pelo seu sonho.”

O formando em Turismo, Luís Henrique Moreira Viard, deixou sua cidade natal, Lima Duarte (MG) e também teve dúvidas sobre profissão escolher. “Nem todas as pessoas estão preparadas para escolher a profissão aos 18 anos. Eu não tinha muita certeza do que queria estudar, mas estava convicto da minha vocação para área de humanas. Por isso, escolhi o Bacharelado em Ciências Humanas e, posteriormente, optei no segundo ciclo por fazer Turismo”. Ele já está no mercado de trabalho, mas pretende continuar estudando e aproveitando “as chances para desenvolver relações e contatos”. Para Viard, as oportunidades dentro da UFJF fazem valer tudo valer a pena.

Coral da UFJF apresentou repertório variado (Foto: Alexandre Dornelas)

Coral da UFJF apresentou repertório variado (Foto: Alexandre Dornelas)

Simone Andreia de Oliveira Silva tem 44 anos. Terminou o curso de graduação em Administração Pública na modalidade de Ensino a Distância (EAD) no polo de Bicas. Ela ressalta que o EAD facilitou muito a sua e vida e possibilitou a conclusão de uma graduação em uma Instituição pública de qualidade. “A graduação a distância, pela minha idade e o pouco tempo que eu tenho para estudar presencialmente, foi a melhor opção. Os professores são excelentes. Além disso, minha turma esteve muito unida mesmo fora dos encontros presenciais. Adorei o curso”.

De acordo com Simone, o EAD requer muita dedicação e disciplina por exigir muito estudo online e poucas aulas presenciais. A partir de agora a esperança para o futuro profissional é a melhor possível. “. Já posso concorrer a concursos públicos. A graduação me abre novas portas de emprego, ou seja, as minhas expectativas são muito boas”.

 

Outras informações

(32) 2102 – 3966/3968 – Cerimonial e Eventos

cerimonial@ufjf.edu.br