A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, no dia 7 de março, às 18h, a cerimônia de Colação Grau Unificada dos cursos de Enfermagem, Medicina, Farmácia, Odontologia, Jornalismo e Rádio, TV e Internet (RTVI). A entrega dos diplomas será realizada no Cine-Theatro Central, e marca o ingresso de mais de 200 novos profissionais no mercado de trabalho. Os estudantes devem ficar atentos às orientações, bem como seguir os prazos para a retirada de convites.

A equipe de Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional promove uma reunião com os representantes dos formandos de cada turma, na próxima terça-feira, 20 de fevereiro, a partir das 10h. Na ocasião, orientações sobre a cerimônia serão repassadas aos estudantes e dúvidas sobre a colação de grau serão esclarecidas.  

A reunião está prevista para acontecer no Auditório das Pró-Reitorias, localizado no prédio da Reitoria. No encontro, será realizado sorteio para definir o curso do orador da cerimônia. Os formandos também receberão orientações para a escolha dos juramentistas (um por área do conhecimento). 

Distribuição de convites

Cada formando terá direito a obter seis convites. Os ingressos deverão ser retirados nos dias 28 e 29 de fevereiro, entre 08h e 18h, na Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, localizada no prédio da Reitoria. Apenas os formandos dos cursos de Educação a Distância (EaD) podem retirar convites no dia da colação ao chegarem no Cine-Theatro Central.

Outras pessoas podem retirar os convites. Neste caso é necessário apresentar um documento com foto do formando, não sendo necessário documento original. 

Havendo sobra de convites, os mesmos serão redistribuídos no dia 1º de março, às 14h, na Diretoria de Imagem Institucional. 

Atendimento especial

Convidados ou formandos que necessitem de atendimento especial devem entrar em contato com a equipe de Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional pelo e-mail cerimonial@ufjf.br. O tipo de auxílio desejado deve constar na mensagem, que deve ser enviada até o dia 27 de fevereiro. 

Estrangeiros

Formandos estrangeiros que queiram que o hino do seu país de origem seja executado durante a cerimônia devem fazer a solicitação pelo e-mail cerimonial@ufjf.br, até o dia 22 de fevereiro. 

Pendências com a biblioteca

Para poder colar grau, o formando deve regularizar eventuais pendências com a biblioteca. Para isso, basta realizar uma consulta no Meu Pergamum pelo Siga 3 (Biblioteca > Meu Pergamum). É imprescindível que sejam consultadas todas as matrículas, se houver mais de uma. Caso o estudante tenha alguma multa, deve enviar  e-mail para atendimento.cdc@ufjf.br, com nome e matrícula, solicitando a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento. Após quitar o valor, o aluno deve enviar o comprovante para que seja feita a baixa no sistema no gerenciamento de bibliotecas. A GRU deve ser paga exclusivamente no Banco do Brasil. 

Outras informações: cerimonial@ufjf.br ou pelo telefone (32) 2102-3966.