Mercado de trabalho ganha 70 novos profissionais (Foto: Alexandre Dornelas)

Nesta quinta-feira, 26, a  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou mais uma cerimônia de colação de grau no Cine-Theatro Central. Ao todo, mais de 70 estudantes dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina e Rádio, TV e Internet celebraram este momento com familiares e amigos.

Veja as fotos do evento.

A cerimônia foi marcada por discursos que destacaram o papel formador e transformador da UFJF. De acordo com o reitor, Marcus David, as colações de grau são oportunidades de apresentação, de forma concreta, de uma parcela do trabalho que é realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora.

“A UFJF forma anualmente, aproximadamente, 2.500 novos profissionais e a qualidade da graduação é percebida em sistemas de avaliação das mais diferentes instituições e em uma pós-graduação de excelência e que só aumenta os índices avaliativos. A UFJF tem pesquisa de qualidade; é responsável por fomentar a arte e a cultura na cidade; faz inovação, quando permite que a ciência e a tecnologia produzidas possam ser apropriadas pelos setores produtivos. E o mais importante: tudo isso é feito graças a um processo democrático e que valoriza as políticas afirmativas, o que permite que os mais divergentes segmentos da sociedade ingressem na Universidade. A UFJF inclui a todas e todos.”

Do sonho à transformação

Natural de Valença-RJ, o formando em Medicina Lucas Guimarães agradeceu a UFJF por ser essencial para sua permanência: “Formar em um curso como Medicina nunca é fácil, desde a entrada até a saída e, principalmente, com uma pandemia no meio e vindo de outra cidade. Por isso eu agradeço o suporte e gestão da UFJF nestes últimos anos. Tive auxílio permanência desde o primeiro ano de Faculdade, temos um RU bem em conta e uma estrutura muito boa para receber os estudantes na Universidade. Agora, como formado, quero usar minha profissão para retribuir à sociedade a confiança que me foi depositada”.

Após se formar em Letras, Fabrícia Silva encontrou na UFJF a possibilidade de realização o sonho de se graduar em Jornalismo: “Formar na UFJF é a concretização de um sonho porque após entrar no curso de Jornalismo eu pude receber bolsas em vários projetos da Universidade e, para além disso, hoje eu saio uma nova pessoa, já que eu consegui me soltar, conversar mais com as pessoas, não ter vergonha de ir atrás da informação e me sinto totalmente pronta para exercer a minha profissão com excelência.”

Da UFJF para a UFJF

Reiterando a formação ampla e de qualidade oferecida pelo curso de Farmácia, a formanda Larissa Araújo conclui o curso com o desejo de retornar à instituição: “Durante minha formação, tive o privilégio de participar de vários projetos extracurriculares e também em disciplinas do curso de Farmácia, o que me torna preparada para o mercado de trabalho e também para dar continuidade aos meus projetos. Formada, meu plano mais imediato é cursar a residência do HU e, posteriormente, fazer um mestrado, também na UFJF, já que aqui pude aprender muito e tenho a certeza de que é um espaço de oportunidades e de professores preparados e com muita experiência na área.”

Diplomas

Por determinação do Ministério da Educação (MEC), a UFJF passou a expedir diplomas digitais. Os documentos serão disponibilizados progressivamente e, à medida que forem feitos, os alunos serão orientados acerca de como acessá-los pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). As declarações de conclusão de curso já estão disponíveis no Siga.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf