Professores, servidores, amigos e familiares se reuniram, nesta terça (24), para mais uma cerimônia de colação de grau da Universidade Federal de Juiz de Fora. A solenidade consagrou o encerramento da graduação para cerca de 40 novos profissionais dos cursos de Farmácia, Medicina e Nutrição do campus Governador Valadares (UFJF-GV).

Cerimônia consagrou formatura de 40 estudantes em GV. (Foto: Sebastião Junior)

Em nome do reitor Marcus David, o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, destacou o mérito do ensino de qualidade oferecido pela Universidade na formação profissional dos estudantes, com ainda mais relevância pelos desafios superados no período de pandemia, que modificaram a estrutura de toda a Instituição. Amorim reforçou a disponibilidade da UFJF na continuidade da formação dos novos profissionais, “através das centenas de oportunidades que a Universidade oferece, tanto na carreira acadêmica, como nos programas de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doc”.

Mariana Cristina compartilhou a emoção da conquista com amigos e familiares. (Foto: Gabriella Ramos)

Oportunidades e conquistas também deram o tom do discurso da egressa Gabrielly Silvério, que representou os formandos da cerimônia. “Nossa trajetória se iniciou há alguns anos, ainda no ensino médio ou nos pré-vestibulares, momentos repletos de angústias e incertezas. Muitos aqui receberam tantos ‘nãos’ durante esse caminho, foi necessário ter a certeza do nosso sonho posta à prova, para que pudéssemos dar vida ao que antes existia no nosso imaginário (…) e ouvir nosso tão sonhado ‘sim’. O caminho até aqui não foi fácil, e cada um carrega consigo os desafios que enfrentou durante esse tempo”, recordou a agora médica. Em coro, a formanda de Nutrição, Mariana Cristina da Silva, comemorou a conquista “ao lado da família, amigos e esposo; é um dia de muita emoção e expectativas”.

Um sonho cultivado por mais de uma década

Amanda ao lado dos pais e do irmão, durante a formatura. (Foto: Anna Clara Ferreira)

A conquista do diploma de Medicina era um sonho da família Lopes desde 2012, enquanto Amanda ainda era estudante do ensino fundamental e soube da vinda da UFJF para Governador Valadares. “Eu comecei a estudar especificamente para o vestibular da UFJF-GV na sétima série. No segundo ano do ensino médio, já tinha terminado toda a matéria e continuei revisando, com o apoio dos meus pais e do meu irmão, Marcos, formado em Odontologia pela Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O foco sempre foi a UFJF campus GV, e com o exemplo do meu irmão e o incentivo da minha família, consegui me formar médica”, comentou.

Quando seu nome foi chamado para o recebimento do tão sonhado canudo, a família aplaudiu com orgulho a conquista de Amanda. Emocionado, o pai relembrou a jornada de preparação para o ingresso na universidade pública: “Foi uma longa caminhada desde o pré até agora, e estou muito orgulhoso de ter participado de toda a trajetória. Formar na UFJF é um mérito, uma entrada com pé direito na vida profissional”, relatou Bráulio Lopes.

A UFJF parabeniza os formandos e formandas, e deseja sucesso na carreira profissional. Clique aqui e confira todas as fotos da cerimônia.