O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (Consu/UFJF) voltou a se reunir nesta quinta-feira, 01, para dar continuidade às deliberações de importantes questões para o meio acadêmico.

No começo da reunião, o reitor Marcus David passou a palavra para a vice-reitora Girlene Silva que fez um relato da sua participação na reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), como representante da UFJF. A professora Girlene manifestou preocupação com as posições do Ministério da Educação (MEC), especificamente no que diz respeito à política de cortes de verbas. Ela informou aos conselheiros que, diante do contexto, a Andifes vai divulgar nova nota de repúdio à atual política do Governo Federal.

Na sequência, o Consu deu início aos debates e às deliberações a partir do ponto de pauta que estava sendo discutido quando foi encerrado o tempo regimental da reunião da última segunda-feira, 29: o acordo de cooperação entre a UFJF e a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora, para a implementação de ações disciplinadoras no trânsito no Campus da UFJF. Os conselheiros decidiram pela criação de uma comissão composta por representantes de cada entidade, além de um do Consu e outro da Administração Superior para acompanhar o processo de implementação desta iniciativa. O relatório do diretor da Faculdade de Engenharia, Hélio Antônio da Silva, favorável ao acordo, foi então aprovado.

Logo depois, foram discutidos os processos de recursos de alunos aprovados pelo sistema de cotas, mas que tiveram a matrícula indeferida, por causa de problemas com as informações de renda detectados na avaliação socioeconômica.

O próximo ponto de pauta foi a proposta de concessão do título de Doutora Honoris Causa para a historiadora Adenilde Petrina. O diretor em exercício da Faculdade de Letras, Rogério de Souza Sérgio Ferreira, leu o relatório da professora Neiva Ferreira Pinto. A proposta foi votada e aprovada por unanimidade com várias manifestações de apoio à iniciativa da Faculdade de Comunicação.

Em seguida, foi colocada em discussão a proposta da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPOF) de elaboração de um novo organograma da UFJF. Depois de longo debate, o reitor encaminhou para votação. Os conselheiros aprovaram o organograma com ajustes a serem feitos na próxima reunião, agendada para quinta-feira, dia 8.