O 1º Fórum Popular de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pretende articular todos os programas e projetos de extensão desenvolvidos pelos docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes de forma a aproximá-los das iniciativas sociais da cidade de Juiz de Fora. O evento é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e pretende desenvolver projetos de intervenção mais efetivos na sociedade. O Fórum ocorre nesta quinta-feira, 6, das 14h às 17h, no auditório 3 do Centro de Ciências, das 14h às 17h.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o evento é importante porque estabelece diálogo entre a universidade e a comunidade juiz-forana e, por meio dele, ouvir as expectativas da sociedade e transformá-las em projetos de intervenção social. “É muito importante que nossos estudantes tenham contato com grupos que se organizam na sociedade, reivindicando direitos, para que além da formação esses alunos possam entender as reivindicações e contribuir, por meio da ação profissional, para a construção de políticas públicas de interesses do diversos segmentos organizados da sociedade civil”, acrescenta.

A programação começa com uma mesa em que a pró-reitora e a doutora honoris causa e membra do Coletivo Voz da Rua, Adenilde Petrina, refletirão sobre o que é a inclusão da sociedade civil no modo de fazer e de pensar da universidade brasileira, especificamente da UFJF.

Depois desse momento, os participantes serão divididos em grupos representativos de movimentos sociais, sindicais e populares – como movimentos negro, LGBTTI, entre outros -, com o objetivo de dialogar e levantar expectativas e críticas que esses grupos têm com relação à ação da universidade pública na sociedade. O objetivo é trazer para a discussão a visão da sociedade civil organizada, levantando quais são suas demandas, expectativas em relação à UFJF e, a partir desse diálogo, levantar formas de atendimento, por meio do Núcleo de Assessoria à Sociedade Civil Organizada (Nasco), criado pela própria Proex.

As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas antecipadamente online ou no dia do evento.

A primeira edição do Fórum Popular de Extensão no campus Governador Valadares ocorreu em outubro deste ano, visando pensar a sociedade por meio da ação profissional dos diferentes estudantes e áreas que temos da UFJF em GV.

Outras informações: nasco.extensao@ufjf.edu.brNasco