Evento ocorreu entre 22 e 25 (Foto: Divulgação)

Evento ocorreu entre 22 e 25 (Foto: Divulgação)

O Centro de Biologia da Reprodução (CBR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou a Semana Científica com o tema “Harmonização de conhecimentos, procedimentos e habilidades”, em que foram abordados os procedimentos referentes à produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica.

O evento foi realizado entre os dias 22 e 25 de maio e ocorreu em parceria com a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da UFJF e com as redes mineiras de Bioterismo (RMBio/Fapemig) e de Ensaios Toxicológicos e Farmacológicos de Produtos Terapêuticos (Toxifar/Fapemig).

O objetivo da Semana Científica foi reunir os diferentes grupos envolvidos com o cuidado do modelo animal – como responsáveis técnicos de biotérios, membros de conselhos de ética e profissionais técnicos e administrativos da área – para oferecer consultorias, visando a consolidação de procedimentos preconizados pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); pela Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCal) e pelo Conselho Internacional de Ciência de Animais de Laboratório (Iclas) para o uso de animais em ensino e pesquisa.

Segundo a diretora do CBR, Vera Maria Peters, foram convidados representantes dos diferentes profissionais que atuam com o modelo animal de várias instituições do Estado de Minas Gerais. Eles participaram de palestras e oficinas sobre bem-estar animal, controle reprodutivo, controle sanitário e anestesia, coordenadas e ministradas por consultores do Concea, com o objetivo de garantir o  fornecimento de animais de qualidade, objetivando o uso ético e a confiabilidade das pesquisa científicas para todo o Estado, desenvolvendo ação estratégica para o cumprimento da legislação vigente.

“Nenhum procedimento com animal acontece sem que a Comissão de Ética analise o protocolo, os procedimentos, as atividades. Há um cuidado grande com o bem-estar do animal e com a busca de métodos alternativos de pesquisa que não precisem do modelo animal, sempre respeitando a necessidade do pesquisador”, acrescenta Vera Maria.

Como resultados da Semana Científica, serão construídos documentos que levam propostas de ações estratégicas para as instituições do Estado de Minas Gerais que atuam na produção, manutenção ou uso de animais em atividades de ensino e de pesquisa científica.

Outras informações: (32) 2012-3251 – Centro de Biologia da Reprodução