O Centro de Biologia da Reprodução (CBR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está celebrando os 50 anos de sua existência. Idealizado pelo professor Amaury Teixeira Leite Andrade no final da década de 1960, o Centro está instalado no campus-base da UFJF e tem o objetivo de realizar pesquisas na área da Biologia da Reprodução, divulgá-las e, também, promover atividades de extensão. Devido ao seu pioneirismo e à complexidade de pesquisas desenvolvidas na área da Biologia da Reprodução, o CBR integra, desde o fim da década de 1990, a Rede Mineira de Bioterismo.

A diretora do Centro, Vera Maria Peters, conta que, em 1998, devido ao esforço estatal em melhorar as pesquisas experimentais, foi feito um levantamento, no Estado de Minas Gerais, sobre a qualidade do modelo animal então disponibilizado aos pesquisadores. “Em função do diagnóstico obtido, viu-se a necessidade de reunir os biotérios que possuíam condições de produzir estes animais e melhorar suas condições para atenderem à demanda do Estado”, afirma Vera, que também coordena a Rede. 

A pesquisadora acrescenta, enumerando os motivos pelos quais foi criada a rede cooperativa dos biotérios produtores do Estado. “Para juntos, buscarmos melhorias das instalações físicas; ampliar o número de equipamentos existentes para a produção de animais dentro das qualidades exigidas a nível internacional; e formar profissionais para trabalharem com o modelo animal.” 

O Biotério do Centro de Biologia da Reprodução foi um dos laboratórios escolhidos para participar da Rede Mineira, que está sob a coordenação da UFJF. Segundo Vera, o trabalho desenvolvido junto à Rede Mineira de Bioterismo têm gerado bons frutos. 

“Durante estes 20 anos, com os recursos obtidos através do Programa de Apoio às Redes Mineiras da Fapemig, muito crescemos e hoje fazemos parte da Rede Nacional de Biotérios de Produção de Animais para Fins Científicos, Didáticos e Tecnológicos (Rebioterio/CNPq)”, finaliza. 

Festividades do cinquentenário

As comemorações do cinquentenário do CBR tiveram início no dia 10 de julho, quando o Centro recebeu a visita do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),  Rovilson Gilioli. Especialista na área de Microbiologia Aplicada, o pesquisador ministrou a palestra “Microbiota intestinal: influência na saúde e doença”, que contou com a participação de pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação.

Dando prosseguimento aos eventos de celebração do aniversário, nos dias 7, 8 e 9 de agosto acontecerá o Fórum Comemorativo 50 anos CBR e 20 anos RMBioterismo. O evento, que ocorrerá no anfiteatro de Estudos Sociais (ao lado da cantina da Faculdade de Direito) e na sede do CBR (próximo ao trevo que dá acesso ao Instituto de Ciências Biológicas), reunirá workshops, palestras e mesas-redondas, sempre com temáticas voltadas à nova visão da ciência de animais de laboratório. 

De acordo com Vera Peters, a iniciativa visa a “integrar e aprofundar o diálogo entre os diferentes atores do processo de ensino e pesquisa que envolve o modelo animal, discutindo os cuidados e a utilização de animais em atividades científicas”.

As inscrições para as atividades dos dias 7 e 8 são gratuitas e devem ser feitas on-line, por meio deste formulário eletrônico. Para participar das oficinas do dia 9, que são pagas, é obrigatória a presença nas atividades dos dois dias anteriores, conforme consta no formulário. O valor e a forma de pagamento serão informados, por e-mail, pela equipe do CBR.

A programação completa do Fórum está disponível neste link.

Outras informações: (32) 2102-3255 (Centro de Biologia da Reprodução)