Economia nas Escolas - Fernanda Perobelli

Para a coordenadora do projeto, Fernanda Perobelli, o trabalho desenvolvido tem papel fundamental para a redução das desigualdades e na tomada de decisões. (Foto: Divulgação)

Juros, inflação, crédito, débito, desconto, orçamento. Os termos citados anteriormente estão presentes em nosso dia a dia, seja no noticiário nacional ou na hora de realizar uma compra. Mas, o que eles realmente significam e impactam no cotidiano?

Com o intuito de responder a essas e outras perguntas, o projeto de extensão Economia nas Escolas leva a educação financeira para alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de Juiz de Fora. Criado em 2014, o projeto é formado por graduandos e professores do curso de Economia, e está incubado no projeto Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), da UFJF.

O projeto mixa os conteúdos econômicos à matriz curricular dos alunos, incentivando a interdisciplinaridade no aprendizado. “Durante os encontros, abordamos assuntos financeiros associados a Matemática, História, Geografia, Português e até Línguas. Por exemplo, muitas vezes levamos termos como Crédito Consignado, mas o que significa consignado? Se os alunos não sabem, explicamos o significado da palavra, ampliando o conhecimento do vocabulário.”, afirma Fernanda Perobelli, professora do projeto.

O material expositivo é elaborado pelos alunos do projeto, sob supervisão dos docentes, e procuram trazer exemplos interativos que estejam ligados a realidade dos jovens. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de tirar dúvidas específicas do cotidiano, construindo o conhecimento de forma ativa.

Para Fernanda, o trabalho desenvolvido tem papel fundamental para a redução das desigualdades e na tomada de decisões  “O projeto tem grande importância para auxiliar os cidadãos a tomar decisões corretas e conscientes, impactando na redução da taxa de urgência e das desigualdades.”

Nesses três anos de existência, o Economia nas Escolas atendeu alunos de Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora (Centro), na Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães (São Pedro), e na Escola Cenecista Monteiro Lobato (Bairu). Atualmente, o projeto acontece na Escola Municipal União da Betânia (Granjas Betânia).

Economia nas Escolas - Fernanda e Altamir

O projeto também recebe boa avaliação dos professores das escolas participantes, já que proporcionam a elaboração de um pensamento mais crítico sobre assuntos economicos pelos alunos. (Foto: Divulgação)

A experiência atual

Neste primeiro semestre de 2017, o Economia nas Escolas acontece na Escola Municipal União da Betânia, localizada no bairro Granjas Betânia, em Juiz de Fora. Após a experiência de levar a educação financeira para alunos de Ensino Médio e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), o projeto atua, pela primeira vez, dentro do Ensino Fundamental. No total, 60 alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental são atendidos.

Os encontros acontecem semanalmente, dentro das aulas de Matemática. De acordo com o professor da disciplina, Altamir da Silva, as aulas estão sendo muito bem aceitas pelos alunos da escola. “Eles estão aceitando muito bem os encontros. Os questionamentos estão amadurecendo, com grau crítico de pensamento bem maior com relação ao início, o que mostra interesse no assunto, mesmo com a dificuldade com aprendizagem.”

Ainda segundo o professor, a adaptação do conteúdo à linguagem dos alunos é o grande diferencial do trabalho desenvolvido, que tem grande importância na formação de cidadãos críticos. “Além de levar os alunos a pensar sobre a questão financeira, os encontros atuam na formação de cidadãos críticos com relação ao gasto e a economia. É uma maneira de ajudar até na esfera familiar”, conta.

O contato com outra realidade

Para membros do Economia nas Escolas, o projeto de extensão traz a oportunidade de conhecer e ter contato com outras situações sociais, podendo impactá-las através da difusão do conhecimento adquirido na UFJF. “Pra mim, é como devolver algo que recebi e recebo para a sociedade. O aprendizado é muito grande. Estudei em instituições públicas de ensino durante toda a minha vida”, afirma Cristhian Campos, estudante do 3º  período de Economia.

Já para a estudante do 3º  período de Economia, Kamilla Menezes, a extensão traz descobertas para ambos os lados. “É muito bacana poder levar economia para as crianças. O que é uma coisa cotidiana para nós, para eles é uma descoberta. Do mesmo jeito que a gente conheceu coisas novas quando entrou pra faculdade, pra eles é uma novidade. O mais impressionante é que eles tentam relacionar a vida familiar aos conhecimentos adquiridos nas aulas”

A extensão que virou pesquisa

A experiência adquirida ao longos dos três anos de trabalho fez com que o projeto de extensão virasse objeto de estudo de uma pesquisa. Coordenado pelas professoras Fernanda Perobelli (UFJF) e Tatiana Vidal (UFRRJ) e com participação de alunos de graduação, o artigo “Economia nas Escolas: Relatos de uma Experiência” visou verificar a relevância percebida do projeto ao longo de sua execução.

De acordo com a pesquisa, a maior parte dos alunos da rede pública atendidos pelo projeto demonstrou interesse nos encontros do projeto, avaliando como positivo os conhecimentos adquiridos.

Outras informações:

Projeto Economia nas Escolas – (32) 2102 – 3513