A Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou os resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem) referentes a fevereiro de 2017. De acordo com Indicador, o aumento na arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) beneficiou diversos municípios das mesorregiões Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Central. Os dados são comparados ao mês de janeiro deste ano.

No Norte de Minas, Várzea da Palma apresentou aumento na arrecadação de ICMS do setor manufatureiro de 34,04%. No município de Ponto dos Volantes, na região do Jequitinhonha, o crescimento de 44,1% desse imposto no setor agropecuário beneficiou a atividade econômica municipal. Em Franciscópolis, no Vale do Mucuri, o crescimento econômico foi beneficiado pelo aumento de 106,39% na arrecadação de ICMS do setor minerador, enquanto na cidade de Lagoa da Prata, na região Central, esse resultado é fruto do aumento na arrecadação desse imposto no setor agropecuário (52,5%) e da indústria de transformação (10,6%).

As variações positivas na atividade bancária, arrecadação e exportações fizeram com que Juiz de Fora apresentasse crescimento da atividade econômica no período, se comparado ao mês de janeiro de 2017. De acordo com indicador, a arrecadação municipal foi impulsionada pelo crescimento de 7% no recebimento de ICMS no setor manufatureiro e de 9,9% nos repasses do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

No período, o município indicou desaceleração no mercado de trabalho, com a perda de postos nos setores da indústria de extração e de transformação. Apesar desse resultado, Juiz de Fora apresentou ganhos relativos no ranking estadual de empregos, saltado da 23ª colocação, em janeiro, para a 11ª, em fevereiro.

Segundo previsões do Iaem, em fevereiro de 2018 espera-se um crescimento na geração de empregos no setor manufatureiro, com saldo positivo de 50 contratações a mais que demissões. Nesse mesmo período, em 2017, foi observado saldo negativo de sete demissões a mais que contratações no setor.

Mineração impulsiona crescimento de municípios 

Na região Metropolitana, a ampliação das exportações de minerais e o aumento da arrecadação de ICMS na indústria de extração beneficiou alguns municípios no ranking de atividade econômica regional, se comparado ao mês anterior.  Ouro Preto saltou da 8ª para 6ª posição, São Gonçalo do Rio Abaixo, 9ª para 7ª, Mariana, 10ª para 8ª, e Congonhas, 12ª para 10ª.

Desaceleração de empregos segue afetando Ubá

No município de Ubá, na Zona da Mata, o saldo negativo de empregos na indústria de transformação fez com que a cidade caísse uma posição no ranking de atividade econômica regional. O município saiu da 4ª colocação, em janeiro, para 5ª colocação, em fevereiro.  

Iaem
Estes são alguns destaques do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Criado em 2016, o Iaem é responsável por monitorar mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros, a partir de aspectos relativos a mercado de trabalho, comércio exterior, renda e crédito (movimentação bancária) e arrecadação de impostos.

Os resultados para os demais municípios do estado de Minas Gerais podem ser encontrados na Nota Metodológica do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Para mais detalhes sobre os fatores determinantes da variação de cada dimensão do Iaem, o interessado pode entrar em contato com a Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC).

Outras informações: Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC)

cmc.ufjf@gmail.com