fsfs

Além do desempenho em 2017, pesquisa faz previsão de alta de 38,9% na arrecadação de ICMS na indústria de transformação em Juiz de Fora para 2018

A Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou nesta segunda, 31, os resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem) referentes a março deste ano.

De acordo com a publicação, os setores agrícola, pecuário e manufatureiro estão entre os principais influenciadores no posicionamento de municípios no ranking. No mês, as cidades de seis das 12 mesorregiões mineiras apresentaram variação de posições provenientes, principalmente, do desempenho na importação e exportação, além do saldo de empregos nesses setores.

No Triângulo Mineiro, Araguari retornou à quarta colocação no ranking regional, em decorrência do aumento de 98,4% nas importações e de 61,8% nas exportações de produtos agropecuários. O avanço deste setor, somado ao saldo de empregos,  beneficiou o município de Capinópolis, que cresceu 22 posições e entrou entre as dez maiores atividades econômicas da região.

O município de Riacho dos Machados, no Norte de Minas, pulou da 16ª para a quarta posição devido às importações e exportações de produtos manufaturados. Na mesma região, Várzea da Palma, oitava no ranking, perdeu quatro posições em razão do saldo negativo de empregos nos setores manufatureiros, agropecuário e minerador.

O crescimento das exportações e importações de produtos manufaturados impactou a economia do município de Sete Lagoas, na região metropolitana de Belo Horizonte, que saiu da nona para oitava posição no ranking. O mesmo fator foi responsável pelo avanço de três posições (12ª para 9ª colocação) da cidade de Conceição do Pará, no Oeste de Minas.

Em Ijaci e Nepomuceno, no Campo das Vertentes, a movimentação econômica foi influenciada, entre outros fatores, pelos setores agrícola e pecuário, sendo que Ijaci apresentou alta no saldo de empregos dos setores, enquanto Nepomuceno teve baixa nas exportações de produtos agropecuários e de produtos manufaturados.

Previsões para os maiores PIB do estado
Foram realizadas previsões para os cinco municípios que apresentaram o maior PIB em 2013: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Betim e Juiz de Fora. Por meio dos modelos utilizados, foi possível estimar os valores das principais variáveis que compõem os subíndices de cada uma das cinco economias citadas.

De acordo com indicador, as previsões para março de 2018, comparadas a março deste ano, apresentaram os seguintes resultados: aumento de 25,1% nas importações de produtos minerais em Belo Horizonte; alta de 15,7% das importações de produtos agropecuários em Uberlândia; crescimento de 13% nas importações de produtos agropecuários em Contagem; avanço de 8,8% das exportações de manufaturados em Betim; e alta de 38,9% na arrecadação de ICMS na indústria de transformação em Juiz de Fora.

Nível de atividade econômica por mesorregião
O maior nível de atividade econômica em Minas Gerais se dá em 43 municípios, dos quais 18 estão localizados na mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, sete no Triângulo Mineiro e oito no Sul/Sudoeste de Minas, representando as principais economias do estado.

As mesorregiões Central Mineira, Jequitinhonha e Vale do Mucuri não registraram nenhum representante entre o percentual de 5% com maior atividade econômica de Minas Gerais e esta ausência não é uma particularidade do mês de março, sendo observada também nos meses anteriores.

No entanto, no saldo final do Indicador, as mesorregiões que registraram menor nível de atividade no mês de março foram Zona da Mata, Norte de Minas, Vale do Rio Doce e Jequitinhonha.

Iaem
Criado em 2016, o Iaem é responsável por monitorar mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros, a partir de aspectos relativos a mercado de trabalho, comércio exterior, renda e crédito (movimentação bancária) e arrecadação de impostos.

Os resultados para os demais municípios do estado de Minas Gerais podem ser encontrados na Nota Metodológica do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Para mais detalhes sobre os fatores determinantes da variação de cada dimensão do IAEM, o interessado pode entrar em contato com a Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC).

Outras informações
Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC)  – cmc.ufjf@gmail.com