A Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou nessa segunda-feira, 28, os resultados do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem) de abril e maio deste ano. No período analisado, o aumento da arrecadação do Imposto Sobre Circulação e Mercados (ICMS) e do saldo de empregos influenciou diversos municípios em oito regiões do estado.

A alta no recolhimento do ICMS nos setores agrícola e pecuário alavancou a economia de cidades no Triângulo Mineiro e no Noroeste do estado. Em Sacramento, no Triângulo, o aumento do ICMS nesses setores foi de 74%, se comparado ao mês anterior, o que posicionou o município como segunda maior arrecadação deste setor no estado. O mesmo ocorreu em Bonfinópolis de Minas, no Noroeste do estado, que voltou a figurar entre as dez principais economias da região (nona posição, em maio).

Em Congonhas, na região Metropolitana de Belo Horizonte, o crescimento da arrecadação de ICMS das indústrias extrativas fez com que o município voltasse a figurar entre as principais economias da região. Em maio, o município saiu da 11ª posição para a décima posição. Os dados são comparados a abril deste ano.

Saldo de empregos influência economia no Jequitinhonha, Central, Oeste e Norte de Minas

No Oeste de Minas, Oliveira foi o município que apresentou o maior ganho relativo de posições no ranking regional (de nona economia, em abril, para sexta, em maio) com aumento equivalente a 108 contratações na indústria de transformação. Em Minas Novas, no Jequitinhonha, o maior saldo de empregos do setor de serviços fez com que o município crescesse quatro posições em maio, saltando da 12ª colocação, em abril, para oitava colocação.

No Norte de Minas, o saldo de empregos no setor manufatureiro influenciou o desempenho econômico municipal em Salinas e Jaíba, fazendo com que ambas cidades se apresentassem entre as dez economias da região. Na região Central, a criação de 190 novas vagas na indústria manufatureira do município de Pompéu impulsionou a atividade econômica local, o que fez a cidade saltar da sétima para quinta posição, em maio, no ranking regional. 

Cataguases registra maior crescimento relativo da Zona da Mata

Em Cataguases, na Zona da Mata, o crescimento dos depósitos bancários alavancou o crescimento econômico do município em maio, colocando a cidade entre os 5% dos municípios de Minas Gerais que registraram a maior atividade econômica no mês. No ranking regional, Cataguases saiu da quinta para segunda posição, se comparado a abril deste ano

Previsões para as cinco maiores economias de MG

Foram realizadas previsões para os cinco municípios que apresentaram o maior PIB em 2013 no estado: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Betim e Juiz de Fora. Por meio dos modelos utilizados, foi possível estimar os valores das principais variáveis que compõem os subíndices de cada uma dessas economias.

De acordo com indicador, as previsões para maio de 2018, comparadas a maio deste ano, apresentaram os seguintes resultados: aumento de 39,5% das exportações de produtos agropecuários em Belo Horizonte; queda de 18% das importações de produtos agropecuários em Uberlândia, crescimento de 12,4% da arrecadação de ICMS da indústria manufatureira em Contagem; avanço de 8,8% das exportações de manufaturados em Betim; e alta de 45% na arrecadação do ICMS na indústria de transformação em Juiz de Fora.

Iaem

Estes são alguns destaques do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem). Criado em 2016, é responsável por monitorar mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros, a partir de aspectos relativos a mercado de trabalho, a comércio exterior, a renda e a crédito (movimentação bancária) e a arrecadação de impostos.

Os resultados para os demais municípios do estado podem ser encontrados na Nota Metodológica do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Para mais detalhes sobre os fatores determinantes da variação de cada dimensão do Iaem, o interessado pode entrar em contato com a Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC).

Outras informações: Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC)

cmc.ufjf@gmail.com