O projeto de extensão Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou nesta terça-feira, 16, a nova edição do Boletim de Conjuntura Econômica. O material, elaborado trimestralmente por bolsistas do projeto sob supervisão de professores, avalia o desempenho da atividade econômica brasileira a partir de aspectos macroeconômicos, setoriais, regionais e de valoração de ativos.

A nova edição abrange a conjuntura econômica do primeiro trimestre do ano (janeiro a março), a partir da análise dos dados estatísticos divulgados no período. Segundo a publicação, no primeiro trimestre, a economia apresentou, de acordo com os números preliminares, uma melhora no panorama geral. A produção da indústria, em março, apresentou o maior crescimento para o mês em sete anos, mantendo a confiança do empresariado. No setor agropecuário, a produção agrícola brasileira fechou o trimestre com crescimento, se comparado ao mesmo período de 2016.

Ainda segundo a publicação, “a continuidade dos movimentos de melhora na economia brasileira dependem do sucesso no âmbito governamental, com aprovação e prática das reformas propostas, principalmente a Previdenciária. Uma derrota do governo na continuidade dessas reformas colocaria em risco a confiança do mercado e a manutenção do discurso de austeridade até agora realizado.”

O boletim também abrange aspectos relacionados a inflação no Brasil, a partir da visão do professor da Faculdade de Economia, Sidney Caetano. Com o título “Inflação: Metas x Efetiva”, Sidney discute os resultados da inflação brasileira desde 1999, a partir da relação do Banco Central (Bacen) com a meta inflacionária e seu resultado efetivo. O regime de metas foi criado em 1999, com objetivo de assegurar a estabilidade de preços e o poder de compra da moeda nacional.

Importância do Boletim

Criado em 2016, o Boletim de Conjuntura Econômica tem como objetivo oferecer à sociedade elementos que contribuam para um maior entendimento do quadro conjuntural da economia, a partir de uma linguagem simples e acessível a qualquer cidadão.

De acordo o orientador da CMC, professor Fernando Perobelli, “o boletim é um resgate histórico de produção de informação crível por parte da Faculdade de Economia., que é um local onde há massa crítica com relação às discussões sistemáticas realizadas dentro do curso, como movimentos macroeconômicos, setoriais, regionais e do mercado financeiro do país. Outro aspecto importante é o treinamento dos alunos ao fazer o boletim, sendo muito importante na formação de um Economista.”

Para o bolsista do projeto e aluno do terceiro período de Economia, Vinicius Nardy,  a produção do material possibilita que os alunos interpretem os dados utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. “Força a aprendermos a buscar itens que são muito importantes e que temos pouco tempo para abordar nas disciplinas, como realizar buscas em base de dados e organizá-las e apresentá-las de forma compreensível. O boletim permite a interpretação desses dados utilizando o conhecimento que aprendemos no curso, vendo as coisas que estão presentes na prática profissional”, afirma.

Boletim de Conjuntura Econômica

Conjuntura e Mercados Consultoria – (32) 2102 – 3513