A pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ana Lívia Coimbra, foi eleita, nesta sexta-feira, 7, coordenadora da Regional Sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão de Instituições Públicas de Educação Superior (Forproex). A eleição se deu durante o 48º Forproex Sudeste, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Um dos objetivos do Fórum é a promoção de políticas e diretrizes básicas que permitam a institucionalização, a articulação e o fortalecimento de ações comuns das Pró-Reitorias de Extensão e órgãos congêneres das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras.

“Nesse momento de extremas dificuldades orçamentárias para as IES, que atingem diretamente as propostas de intervenção via extensão universitária, o trabalho em rede entre as universidades é fundamental. Coordenar o fórum de pró-reitores de extensão da região sudeste e fazer parte da coordenação nacional significa termos a oportunidade de participar da formulação e desenvolvimento da política em nível regional e nacional, na relação direta com os governos federal e estaduais. Na nossa concepção, uma relação de crítica e resistência para fortalecer o trabalho das comunidades universitárias com a sociedade”, afirma Coimbra.

Administração Superior recoloca UFJF como protagonista nas discussões sobre a educação superior no país

De acordo com a pró-reitora, a eleição é resultado da continuidade do esforço, por parte da Administração Superior, em reinserir a Universidade no núcleo de debates que envolvam a educação superior no Brasil. “Seguindo orientação do reitor e da vice-reitora, estamos retomando nossa participação ativa nos fóruns nacional e regional, não somente na área da Extensão. A indicação é, também, de sermos protagonistas, representando e levando as demandas da UFJF nos fóruns que possam definir os rumos da educação brasileira nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão.”

Em março, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFJF, Eduardo Salomão Condé, foi eleito, para exercer a vice-coordenação da Regional Sudeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad).

O Forproex

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão de Instituições Públicas de Educação Superior é uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

O Forproex possui, como objetivos principais, manter articulação permanente com representações dos Dirigentes das IES e com os demais Fóruns de Pró-Reitores, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas que visem a real integração da prática acadêmica; incentivar o desenvolvimento da informação, avaliação, gestão e divulgação das ações de extensão realizadas pelas IES públicas; além de manter articulação permanente com instituições da sociedade civil, do setor produtivo e dos poderes constituídos, com vistas à constante ampliação da inserção social das Universidades públicas.

A entidade é dirigida por uma coordenação nacional eleita anualmente, composta por um presidente, vice-presidente e os coordenadores regionais (norte, nordeste, sudeste, sul, centro-oeste) e temáticos (cultura, comunicação, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, tecnologia e produção, trabalho, saúde).

A vice-coordenação da Regional Sudeste ficará a cargo de Elaine Ferreira Torres, sub-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Renex

A Rede Nacional de Extensão (Renex), iniciativa do Forproex, mantém cadastro atualizado das instituições integrantes, divulga ações extensionistas universitárias e coordena o Sistema Nacional de Informações de Extensão (SIEX/Brasil), banco de dados sobre as práticas de extensão no país.

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão