fsfs

Publicação está disponível em formatos impresso, PDF e epub (Imagem: capa do livro/divulgação)

O livro “Jornalismo Móvel: linguagem, gêneros e modelos de negócios” (organizado por João Canavilhas e Catarina Rodrigues), que conta com a participação da professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Telma Johnson, foi lançado no último dia 30. A publicação, que está disponível impressa, em pdf e em epub, é de responsabilidade da LabCom/IFP, da Universidade da Beira Interior (UBI) em Covilhã, Portugal. A obra representa uma continuação de estudos publicados pela LabCom/IFP em anos anteriores, sempre almejando a discussão sobre o papel dos dispositivos móveis no Jornalismo contemporâneo.

O artigo de Telma Johnson “Entre títulos e algoritmos: novas práticas editoriais de notícias móveis em jornais brasileiros” é uma continuidade de um projeto da autora iniciado em 2014, intitulado “Jornalismo em interfaces móveis: contextos transculturais”. Ela aborda conceitos como o de branded news, referente às notícias produzidas por veículos tradicionais direcionadas ao consumo por meio de smartphones. A partir deste conteúdo, a experiência do usuário ao utilizar estes meios entra em questão, sendo analisado este hábito dentro dos três jornais de maior circulação no Brasil: Folha de S. Paulo, O Globo e Estadão. Com base nestes veículos, Telma busca compreender quais os elementos na formulação dos títulos no cenário nacional.

De acordo com um relatório da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) trazido no artigo, uma pesquisa realizada com 18 mil entrevistados entre 2014 e 2016 mostrou que 79% dos leitores de jornais afirmam fazê-lo na versão impressa e apenas 10% em versões digitais, números considerados baixos. Como metodologia de pesquisa, 25 alunos de Jornalismo da UFJF analisaram os três jornais em questão entre os dias 22 e 26 de fevereiro de 2016, com técnicas de observação, coleta, análise e interpretação de dados qualiquantitativos.

Os resultados corroboraram com um estudo apresentado no livro pela professora de que os títulos das branded news são em média um terço maiores dos que os das versões impressas. As conclusões também delimitam estratégias utilizadas pelos jornais para, por exemplo, estimular os usuários a clicar nos títulos por conta do interesse publicitário.

Para Telma Johnson, os resultados demonstram que “ao contrário do que muitos podem pensar, algoritmos não significam, necessariamente, pensamento quantitativo, frio e matemático. A proposta é compreender algoritmos no jornalismo, sob a ótica comunicacional e sociológica”. O livro conta ainda com publicações de autores de países como Espanha e Portugal, analisando veículos que variam desde o norte-americano The New York Times ao brasileiro Extra. Confira a versão em .pdf aqui.