projeto boa vizinhança

30 moradores do entorno do Campus da UFJF iniciaram aulas de Espanhol neste sábado, pelo projeto Boa Vizinhança. (Foto: Iago de Medeiros)

Tiveram início este sábado as aulas de espanhol do projeto de Extensão Boa Vizinhança, desenvolvido pela faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. A turma é composta por 30 alunos, todos moradores do entorno do Campus e não acadêmicos da instituição.

O projeto, criado há dez anos, tem como proposta abrir as portas da Universidade para a comunidade vizinha. “O Boa Vizinhança surgiu de uma procura por melhorar a relação da UFJF com o entorno. O campus é grande, faz fronteira com muitos bairros, e o Boa Vizinhança incentiva que as pessoas, em certo sentido, tenham o sentimento de pertencimento com a Universidade, mesmo não estudando aqui”, explica a coordenadora do Boa Vizinhança – Espanhol, Silvina Carrizo.

Além de possibilitar o aprendizado de um idioma estrangeiro, o projeto aprimora a capacidade profissional, apresentando uma cultura nova, além de possibilitar novas amizades. “Ao aprender uma língua, você se expõe muito, o que aproxima as pessoas. O grupo que estuda línguas sempre termina o curso sendo amigos. Quando têm que preparar um trabalho eles se juntam, se divertem”, relata Silvina.

Os 30 alunos da turma foram selecionados por sorteio. Os critérios necessários para se inscrever é ter acima de 16 anos de idade e comprovar residência em algum dos bairros vizinhos ao Campus. Desta forma, o perfil dos alunos é muito diversificado, o que torna a experiência de todos ainda mais rica. Uma das alunas, Angélica Ribeiro é auxiliar de pesquisa na própria UFJF e faz faculdade de Logística, elogiou que, assim como os professores, os colegas de classe são muito legais, “as vezes, você chega em turmas mistas em que as pessoas querem mais tumultuar a aula, do que aprender. Mas não foi o caso desta, o pessoal está realmente focado, a aula rendeu muito e foi muito divertida”.

Na turma que iniciou as aulas hoje, também está Marcio Rodrigues Oliveira, estudante do curso de Psicologia na Universidade Universo e deficiente visual. Ele conta que por causa da bibliografia da faculdade sentiu necessidade de um curso de Espanhol, e encontrou a UFJF de portas abertas. “Adorei o primeiro dia de aula. Os professores são bem dinâmicos e trouxeram temas atuais, ensinaram o vocabulário mais usado no nosso cotidiano e foram atenciosos.” O estudante elogiou também o idioma em si, “o espanhol é muito romântico, mais agradável de ouvir que o português, e os significados das palavras fazem muito mais sentido.”

A duração do curso são três períodos letivos, e caso seja reprovado em algum deles, o aluno terá que participar do sorteio novamente. Em cada período, são aplicadas, ao menos, uma prova oral e uma escrita. Além do espanhol, o projeto Boa Vizinhança também disponibiliza o módulo de língua inglesa. As aulas do curso de inglês começam nesta terça, 21, às 19h, também na Faculdade de Letras.