Treino feminimo acontecem às terças e sextas-feiras na Faefid (Foto: Alice Coêlho)

O projeto Dom da Bola integra o Boa Vizinhança, e visa a utilizar o futebol como instrumento de formação e transformação humana e esportista. No próximo sábado, dia 8, será realizada uma seletiva feminina para as categorias sub-15 e sub-17, às 13h, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O coordenador do projeto e professor da Faefid, Marcelo de Oliveira Matta, destaca a capacidade do esporte de contribuir para a construção desses jovens. “ É trabalhado o poder do futebol para ajudar na formação, com a manifestação de um talento, buscamos potencializar. A intenção da iniciativa é aproximar a UFJF da comunidade e auxiliar no desenvolvimento dessas pessoas.”

O Dom da Bola é uma ação da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e é voltado para jovens do sexo feminino, a partir dos 14 anos, nas categorias sub-15 e sub-17, e  do masculino, dos 7 aos 15 anos. Os treinos para as meninas acontecem na Faefid, às terças-feiras, das 15h30 às 17h15, e às sextas-feiras, das 14h às 16h. Enquanto para os meninos no Instituto Dom Orione, às terças- feiras e quintas-feiras, na parte da manhã, das 9h às 11h, e a tarde, das 14h às 16h.

O bolsista do projeto e responsável pelos treinos, Marcos Paulo Mattos, acompanhou integrantes da iniciativa que fizeram testes em times profissionais e comenta a importância do trabalho. “É oferecido a oportunidade de buscar a profissionalização dentro do sonho, com experiências novas, atendendo a demanda da falta de cultura esportiva.”

Para se inscrever no futebol feminino existem duas maneiras: por meio das seletivas e, também, nos treinos, em que a jovem passa por um período de testes para poder ser selecionada. O masculino é voltado apenas para moradores da região do Instituto Dom Orione, e a inscrição deve ser feita lá.

Outras informações: (32) 2102-3292 (Faculdade de Educação Física da UFJF)