“Só Letrando” compõe o programa Boa Vizinhança e é coordenado pela professora Thais Sampaio (Foto: Divulgação)

Incentivando a produção literária de jovens, o “Só Letrando: práticas motivadas e contextualizadas de leitura, produção e análise de textos”, projeto  de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizará, nesta terça-feira, dia 4, o lançamento do livro “Relatos de tempos e memórias”, de autoria das crianças assistidas pelo Projeto Curumim do bairro São Pedro, com início previsto para as 14h. 

Ao longo do segundo semestre de 2018, as crianças integrantes do projeto “Só Letrando” escreveram relatos com o enfoque no gênero relatos de memórias. Dessa forma, as produções foram organizadas em formato de livro e serão distribuídas para as crianças e a coordenação do projeto Curumim. Além da entrega do trabalho, serão feitas as leituras dos textos pelas crianças e a realização de uma confraternização.

Segundo a coordenadora do projeto e professora da Faculdade de Letras, Thais Sampaio, o desafio inicial foi convencer as crianças de que tinham relatos interessantes para serem publicados, mas o resultado foi positivo e reflexivo. “Quando lançamos para eles a proposta de escrever um livro com relatos de memórias, a primeira reação da maioria deles foi dizer que não tinha nenhuma história interessante para contar. O trabalho de convencê-los de que eles tinham algo a dizer foi maior do que o trabalho com a escrita em si. E, no final, temos histórias ótimas, que dizem muito sobre quem eles são e que podem provocar reflexões importantes, a partir da realidade de vida deles”.

O projeto

O projeto oferece auxílio pedagógico na área da língua portuguesa para crianças e adolescentes entre o 6º e o 9º ano (Foto: Divulgação)

O “Só Letrando” compõe o programa Boa Vizinhança, realizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2017. O projeto de extensão oferece auxílio pedagógico na área da língua portuguesa para crianças e adolescentes que estão entre o 6º e o 9º ano e são atendidas pelo projeto Curumim, no bairro São Pedro.

“Quando lançamos para eles a proposta de escrever um livro com relatos de memórias, a primeira reação da maioria deles foi dizer que não tinha nenhuma história interessante para contar. O trabalho de convencê-los de que eles tinham algo a dizer foi maior do que o trabalho com a escrita em si. E, no final, temos histórias ótimas, que dizem muito sobre quem eles são e que podem provocar reflexões importantes, a partir da realidade de vida deles” Thais Sampaio, professora da Letras

Com a participação de professores e graduandos da Faculdade de Letras da UFJF, o trabalho é feito a partir do incentivo da leitura e da produção textual pelos jovens atendidos nos encontros semanais. O objetivo é a criação de um ambiente propício para o fomento de práticas literárias.

Para Thais, o projeto é fundamental para jovens que se encontram em idade de desenvolvimento de hábitos literários. “Eu entendo que o grande ganho do projeto é levar novas perspectivas para a relação dessas crianças e adolescentes com a língua em uso. Por meio de jogos e atividades diferenciadas, eles leem, escrevem, falam. Enfim, usam a língua de forma significativa, com propósitos específicos. Desenvolvemos práticas de letramento e esse, no final das contas, é o objetivo do ‘Só Letrando’”.

A iniciativa também funciona como complemento à formação de estudantes do curso de licenciatura em Letras-Português, oferecendo a experiência na elaboração, produção e aplicação de técnicas nas atividades de ensino.

Outras informações: (32) 2102-3971 (Pró-reitoria de Extensão) ou Página do projeto no Facebook