os visitantes serão apresentados ao trabalho do professor Dr. Maury Pinto de Oliveira, pioneiro do estudo de moluscos e uns dos fundadores do ICB da UFJF (Foto: Caique Cahon)

Os visitantes serão apresentados ao trabalho do professor Dr. Maury Pinto de Oliveira, pioneiro do estudo de moluscos e uns dos fundadores do ICB da UFJF (Foto: Caique Cahon)

Com o objetivo de promover a democratização da ciência, o evento “O que fazem os biólogos: seguindo seus passos na história” irá apresentar à comunidade escolar do ensino público de Juiz de Fora algumas das possíveis áreas de atuação das biólogas e biólogos na área da ciência. O encontro faz parte de projeto elaborado pela turma da disciplina Estágio em espaços não escolares, do curso de licenciatura em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira. O evento é gratuito e acontece no dia 24 de novembro, das 8h às 17h, no Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. As inscrições já estão abertas.

O evento convida a população para conhecer como é a profissão do biólogo e irá relacionar o passado, presente e futuro dessa profissão no campo da ciência. A exposição será organizada em três grandes áreas de atuação desse profissional: botânica, zoologia, saúde e biotecnologia. Em cada uma, o visitante terá a oportunidade de conhecer os sujeitos e métodos desenvolvidos para produzir ciência.

Na seção de botânica, os alunos irão conhecer o herbário da Universidade e o mundo micro e macro das plantas; na zoologia, os visitantes serão apresentados ao trabalho do professor Dr. Maury Pinto de Oliveira, pioneiro do estudo de moluscos e uns dos fundadores do ICB da UFJF; em saúde e biotecnologia, haverá a visualização de células, jogo do heredograma, e visita ao laboratório de biotecnologia, nanotecnologia e cosméticos. Além disso, haverá uma seção aberta ao público em geral, que irá destacar a trajetória de biólogos importantes em âmbito local, nacional e internacional.

As atividades do evento também pretendem questionar visões estereotipadas do cientista que circulam no senso comum, como, por exemplo, a concepção do cientista homem e branco. De acordo com a orientadora e uma das coordenadoras gerais do projeto, Mariana Cassab, na exposição aberta ao público serão selecionadas personalidades a partir de critérios de diversidade. “No contexto dos laboratórios, os visitantes poderão conhecer cientistas experientes e ainda em formação. A expectativa é que esse contato com pesquisadoras mulheres, homens, adultos, jovens, negros, brancos confronte as visões ingênuas e equivocadas acerca do cientista”, destaca Mariana.

As escolas da rede pública de ensino de Juiz de Fora, ou de cidades do entorno, interessadas  devem enviar mensagem  para o endereço eletrônico oquefazemosbiologosufjf@gmail.com. Uma ficha será encaminhada com solicitação de informações, como o nome da escola, professor responsável, número de alunos que irão participar. A inscrição deve ser feita por um professor da escola que irá assumir a responsabilidade da condução da turma. O preenchimento da ficha e a confirmação da organização do evento garantem a participação.

Outras informações: oquefazemosbiologosufjf@gmail.com