A Colação de Grau Unificada do primeiro semestre letivo de 2016 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem início nessa terça-feira, dia 16. As solenidades acorrerão até quinta-feira, 18, no Cine-Teatro Central, sendo duas por dia, a primeira às 18h30, e a segunda às 21h. Os horários serão divididos por áreas e cursos. Receberão o diploma 1.239 alunos.

(Foto: Géssica Leine)

Mariana Andrade cursou Bacharelado em Artes e Design e tentará seguir carreira artesanal na área da moda (Foto: Géssica Leine)

Com a conclusão de uma etapa e à porta de uma nova, Bruna Fonseca de Oliveira, que se forma em Arquitetura e Urbanismo, conta sobre o sentimento ao encarar novas oportunidades. “Dá um pouco de medo, mas fiz um estágio ao longo do curso que me proporcionou emprego. Agora, pretendo abrir um escritório particular.”  

Mariana Andrade, que cursou o Bacharelado em Artes e Design, optou por enfatizar sua formação no campo da moda. Em ritmo de autoconhecimento, destaca que as expectativas são positivas. “Pretendo começar uma carreira artesanal para descobrir qual o meu verdadeiro campo de atuação na área da moda”, planeja. Empolgada, diz que sentirá muita saudade das amizades feitas no curso e dos momentos de fraternidade com o grupo.

Natural da cidade de Além Paraíba (MG), o graduando em Administração, Diego Ribeiro Theodoro, conta que estudar na UFJF era um sonho, e que a estrutura e o ambiente da Universidade eram os pontos que mais o atraiam. Ele se alegra por já estar empregado na sua área. “Fiz concurso público na minha cidade e estou trabalhando como assistente administrativo na prefeitura, isso é muito bom.”

(Foto: Géssica Leine)

Írio Ibrahi deixou São Paulo para realizar o sonho de se formar em Direito na UFJF (Foto: Géssica Leine)

Para Írio Ibrahi, formando em Direito, concluir o curso foi um sonho realizado. Ele deixou São Paulo para estudar na UFJF e demonstra o sentimento de satisfação. “É a conclusão de uma etapa, que teve início desde o período do cursinho e da busca por uma área profissional. Agora não é mais uma busca, é a realização.”

Sobre a colação
Para participar da cerimônia e receber o diploma, é preciso estar aprovado em todas as disciplinas do curso, além de estar em dia com as bibliotecas da UFJF. Essas informações podem ser obtidas através do SIGA. Em caso de pendência, o aluno deve comparecer à Biblioteca Central, de segunda à sexta, das 8h às 18h, com documento de identificação, para regularizar a sua situação e garantir a emissão do “Nada Consta”.

Recomenda-se aos alunos chegarem ao local da cerimônia com, pelo menos, uma hora de antecedência de sua colação. O prazo é necessário para que procedimentos como a assinatura do termo de colação, a entrega das becas e a confirmação da presença sejam realizados.

É necessário atentar para a importância da presença de cada formando na cerimônia, uma vez que a entrega do diploma é um ato oficial e necessário para a conclusão do curso. Os estudantes que não puderem comparecer à Colação devem entrar em contato com a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), através do telefone (32) 2102-3736, a partir de sexta, dia 19, para agendar atendimento a fim de justificar a ausência e receber orientações sobre documentação e procedimentos necessários para a retirada do diploma.

Confira as datas de Colação por curso:

16 de agosto: Primeiro horário (18h30):
Ciências da Computação
Ciências Exatas
Estatística
Física
Licenciatura em Computação – EAD
Matemática
Matemática – EAD
Química
Química – EAD
Sistemas de Informação
Medicina

16 de agosto: Segundo horário (21h):
B.I em Ciências Humanas
Ciências Sociais
Ciência da Religião
Filosofia
Geografia
História
Psicologia
Turismo
Pedagogia
Pedagogia – EAD

17 de agosto: Primeiro horário (18h30):
Ciências Biológicas
Nutrição
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia Civil
Engenharia Computacional
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos
Engenharia Elétrica – Robótica e Automação
Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência
Engenharia Elétrica – Telecomunicações
Engenharia Elétrica – Energia
Engenharia Mecânica

17 de agosto: Segundo horário (21h):
Educação Física
Educação Física – EAD
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Odontologia

18 de agosto: Primeiro horário (18h30):
Ciências Econômicas
Direito
Letras – Bacharelado
Letras – Espanhol
Letras – Inglês
Letras – Português
Serviço Social

18 de agosto: Segundo horário (21h):
Administração
Administração Pública
Ciências Contábeis
B.I em Artes e Design
Bacharelado em Cinema e Audiovisual
Bacharelado em Design
Bacharelado em Moda
Bacharelado em Música
Licenciatura em Artes Visuais
Comunicação Social
Jornalismo