Vice-reitora visitou, tanto na pista de atletismo quanto em hotel, cinco delegações que estão treinando na UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

Vice-reitora visitou e agradeceu cinco delegações que estão treinando na UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

Com um sorriso no rosto e dizendo como o atletismo e a ginástica olímpica lhe emocionam, a vice-reitora no exercício da Reitoria, Girlene Silva, entrou na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) na manhã de hoje, dia 8. No local, encontrou-se com os representantes das delegações do Canadá, da China, da Estônia e da Polônia para um agradecimento em nome da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O ato de reconhecimento e gratidão se repetiu à tarde, desta vez junto à delegação eslovaca, que recebeu a vice-reitora acompanhada do cônsul da Eslováquia em Minas Gerais, Renato Werner de Queiroz.

Vladimír Gubrický, chefe da delegação eslovaca, troca presentes e agradecimentos com a vice-reitora, Girlene Silva, e a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert (Foto: Alexandre Dornelas)

O chefe da delegação eslovaca, Vladimír Gubrický, troca presentes e agradecimentos com a vice-reitora, Girlene Silva, e a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert (Foto: Alexandre Dornelas)

Todos os integrantes das equipes visitadas receberam, também, a entrega de broches, CDs do Coral da UFJF e um kit de brindes institucionais. Girlene expressou sua satisfação por receber os atletas e as comissões técnicas na UFJF e reconheceu que esse é um grande momento de troca: “Certamente os alunos e os professores serão outros depois dessa experiência. A UFJF se sente extremamente feliz de poder recebê-los e poder proporcionar esse espaço de treinamento. Acolhê-los na Universidade é um orgulho para nós”.

“O sucesso que teremos no Rio terá influência de tudo isso”
A líder da Comissão de Atletismo do Canadá, Carla Nichols, relatou à vice-reitora que esse é um momento fantástico e está sendo incrível: “Nós temos tudo o que precisamos para nos preparar. O sucesso que teremos no Rio, com certeza, terá influência de tudo isso.” Opinião que o atleta da Estônia Rasmus Magi, do salto 400m com barreira, também expressou ao agradecer por todo acolhimento da UFJF.

O diretor da Faefid, Maurícoi Bara (centro), também acompanhou as visitas (Foto: Twin Alvarenga)

“Nós estamos muito felizes de estar aqui. É um lugar lindo para se treinar. E as pessoas sempre querem ajudar. Essa não é uma opinião só minha, e sim de todos os técnicos e atletas dos países que passaram por aqui”, declarou o treinador da delegação da Polônia, Zbigniew Król. Os representantes da delegação chinesa reafirmaram seu agradecimento, sendo que na noite de sábado, 6, foi oferecido um jantar aos organizadores dessa recepção das delegações na UFJF.

Presença do cônsul e futuras parcerias

“Sei que vocês estão seguros e protegidos na UFJF e eu digo, do fundo do meu coração, que vocês não são convidados aqui; vocês são como um de nós”, afirmou o cônsul da Eslováquia em Minas Gerais, Renato Werner de Queiroz. Representando o cônsul do Brasil, que está acompanhando o presidente eslovaco no Rio de Janeiro, Queiroz frisou que parte crucial da sua missão é sempre zelar pelos cidadãos eslovacos e que estava satisfeito com a acolhida da UFJF: “Estou aqui não apenas para saudá-los e apresentá-los ao nosso Estado e à Universidade, mas também para estabelecer futuras relações e acordos entre a UFJF e as instituições de ensino eslovacas.”

Delegação eslovaca junto à equipe da UFJF e cônsul em Minas Gerais da Eslováquia (Foto: Alexandre Dornelas)

Delegação eslovaca junto à equipe da UFJF e do cônsul em Minas Gerais da Eslováquia, Renato Werner de Queiroz (Foto: Alexandre Dornelas)

Segundo Vladimír Gubrický, chefe da delegação eslovaca, todos se sentem muito bem recebidos e estão dispostos a prosseguir com essa boa convivência.  Durante o encontro, ele também presenteou, tanto a vice-reitora quanto o cônsul, com camisas oficias da equipe eslovaca.

A diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, acompanhou as visitas e reafirmou que é um prazer receber as delegações e poder proporcionar o espaço ideal para os treinamentos. A vice-reitora Girlene Silva ecoou o sentimento da colega em sua fala para as equipes. “Somos agradecidos pela presença e escolha de vocês e asseguro que estamos fazendo nosso melhor para acolhê-los; a receptividade é uma característica nossa aqui em Juiz de Fora e também em Minas Gerais.” Ao concluir, Girlene ainda brincou: “Vamos torcer pelo sucesso de todos vocês nas Olimpíadas, menos, é claro, quando disputarem com o Brasil. Aí, vamos torcer para que vocês ganhem a medalha de prata!”