(Foto: Caíque Cahon)

Dependendo do projeto, cada orientador poderá pleitear até duas bolsas para graduandos e também trabalhar com volunários (Foto: Caíque Cahon)

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq) lançou, nesta sexta, 29, três editais para a seleção de orientadores e projetos para os programas institucionais de bolsas de iniciação científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT), ambas em parceria com o CNPq, e de bolsas de iniciação científica (BIC) da própria UFJF, correspondentes ao período 2016-2017.

O edital 02/2016 visa selecionar orientadores e projetos para o XXV PIBIC/CNPq/UFJF e para o XXIX BIC/UFJF. O professor candidato a orientador deverá apresentar projeto de pesquisa que demonstre relevância e viabilidade técnica, bem como o plano de trabalho do aluno bolsista. Cada projeto poderá ser inscrito por um único orientador e cada orientador poderá inscrever até dois projetos e pleitear no máximo duas bolsas em cada um deles.

Os projetos pleiteados, mas não contemplados com bolsa, poderão contar com alunos voluntários, a partir do Programa Provoque. O número de alunos voluntários se limitará ao número de bolsas pleiteado e não atendido. As inscrições dos projetos devem ser feitas pelo Siga, no período de 15 de abril a 9 de maio. O edital completo e a lista de documentos disponíveis em formulários pode ser acessada pelo link.

Já o edital 03/2016 tem o objetivo de selecionar orientadores e projetos para o VIII PIBIC/CNPQ/UFJF nas Ações Afirmativas. O diferencial é que este programa específico busca complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades. Dessa forma, oferece aos alunos que ingressaram na UFJF por meio de cotas racial ou social a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica.

Cada orientador poderá inscrever apenas um projeto, que não pode ser o mesmo inscrito no edital 02/2016, e terá a possibilidade de solicitar no máximo duas bolsas. No entanto, caso seja contemplado, será concedida apenas uma e a outra vaga deverá ser preenchida por voluntário do Programa Provoque. Da mesma forma que no edital 02/2016, o projeto deve ser relevante e viável tecnicamente. As inscrições dos projetos devem ser feitas pelo Siga, no período de 27 de abril a 23 de maio. O edital completo e a lista de documentos disponíveis em formulários pode ser acessada pelo link.

O edital 04/2016, por sua vez, seleciona orientadores e projetos para o PIBIT/CNPq/UFJF. O programa tem por finalidade estimular os graduandos nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Cada projeto deverá ser inscrito por um único orientador e cada orientador poderá inscrever somente um projeto e pleitear somente uma bolsa.

O projeto de pesquisa, além de apresentar relevância e viabilidade técnica, deve visar desenvolver produto, processo, software ou cultivar (formulário próprio). O orientador deverá também assinar termo de sigilo e confidencialidade. As inscrições dos projetos devem ser feitas no período de 27 de abril a 23 de maio. O edital completo e a lista de documentos disponíveis em formulários pode ser acessada pelo link.