Prazo de inscrição segue até dia 17 de maio (Foto: Canva)

Estão abertas as inscrições para os editais para bolsas de Iniciação Científica dos programas PIBIC, BIC e VIC do CNPq e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições devem ser feitas pelos orientadores, diretamente no Siga, até o dia 17 de maio. As bolsas têm duração de 12 meses, sendo válidas de 1º de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021.

Cada orientador pode pleitear até duas bolsas por projeto, entretanto, só podem inscrever dois projetos. No ato da inscrição, os professores devem atentar-se ao conceito de faixa de pesquisadores, que classifica os docentes em A ou B, de acordo com o ano de doutoramento. O interessado também precisa anexar o documento com a descrição do projeto de pesquisa, currículo Lattes/CNPq (nos formatos PDF e XML), além de outros documentos específicos de acordo com a pertinência, especificados em edital. Nele, estão igualmente disponíveis o cronograma para cada etapa de submissão e avaliação do projeto.

A Pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, destaca o esforço da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), em diálogo constante com o Comitê Assessor da Pesquisa da UFJF, em lançar o edital mesmo durante o contexto adverso da pandemia de coronavírus. “Mais do que nunca, temos que dar andamento às pesquisas desenvolvidas, à dinâmica da universidade, entendendo a ciência como fonte de transformação da sociedade e uma das funções-fim da instituição”.

A Propp orienta que os professores que ainda precisam solicitar aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos devem fazê-lo urgentemente, a fim de atender os prazos do edital. Os projetos que necessitam de parecer da Comissão de Ética em Uso Animal devem ser submetidos para análise tão logo as atividades retornem. Quando pertinente, o comprovante de inscrição no cadastro do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SISGEN) também deve ser apresentado.

A gerente administrativa da PROPP, Lorenza Moreno, reconhece que a pesquisa é importante tanto para os estudantes, quanto para a universidade. “Para os alunos, a iniciação científica é importante por apresentá-los à pesquisa, permitindo um aprendizado focado em uma linha científica específica. Além do conhecimento acadêmico, muitas vezes, essa experiência auxilia também no desenvolvimento pessoal e profissional do estudante. Para a universidade, é um instrumento para fomentar a inovação nas diferentes áreas e captar alunos para os programas de pós-graduação.”

PIBIC
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFJF) tem como objetivo despertar a vocação científica em estudantes da graduação por meio do aprendizado de técnicas e métodos de pesquisa, o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade e a ampliação do acesso e da integração do estudante à cultura científica.

O valor mensal da bolsa é de R$ 400 por aluno, que deve cumprir a carga horária de 20 horas semanais. Os Bolsistas de Produtividade do CNPq, ativos desta Instituição, terão precedência quanto ao recebimento de uma bolsa PIBIC. Quanto à modalidade de bolsas PIBIC, a UFJF ainda depende da disponibilização das cotas pelo CNPq.

BIC
O Programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIC/UFJF) tem como foco a inserção de graduandos nas diversas etapas da pesquisa científica, visando a formação diferenciada de recursos humanos qualificados. Esse programa é financiado com recursos orçamentários da própria instituição.

Os bolsistas BIC também recebem R$ 400 mensais, atendendo a uma jornada de 12 horas semanais. Nessa modalidade, a distribuição das bolsas entre os projetos se dão por ordem de classificação.

Outras informações:

Edital PIBIC / BIC / VIC – 2020