A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna pública a abertura das inscrições de projetos para bolsas de Iniciação Científica dos programas PIBIC, BIC e VIC. O prazo segue até dia 6 de junho, com o resultado final previsto para ser divulgado em 30 de agosto. Os programas terão vigência de 12 meses, entre o período de 1º de setembro de 2022 até 31 de agosto de 2023.

As inscrições devem ser realizadas pelos orientadores responsáveis por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Cada orientador poderá inscrever até dois projetos e pleitear, no máximo, duas bolsas em cada um.  O edital com informações completas, como cronograma e documentos necessários, está disponível, na íntegra, no site da Propp

“A Iniciação Científica é um dos programas mais sensacionais das universidades brasileiras, pois, por meio dele, captamos e formamos nossos futuros cientistas”, destaca a Pró-reitora de Pós Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro. “Para o docente, orientar constitui um primeiro passo para outras orientações em nível de mestrado e doutorado. Para outros mais experientes, é uma excelente forma de agregar valores aos projetos desenvolvidos, possibilitar a troca e o dinamismo nos grupos e laboratórios de pesquisa, como também incentivar o acesso à Pós-Graduação. A experiência de formar um aluno, desde a graduação, para uma carreira acadêmica voltada para a produção de conhecimento, ciência e inovação, é uma das atividades docentes mais gratificantes que possuímos.”

PIBIC
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e objetiva despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, promover a integração dos alunos à cultura científica e desenvolver o pensamento crítico e científico. O valor mensal da bolsa é de R$ 400 por aluno, com jornada de 20 horas semanais.

BIC e VIC
O Programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIC/UFJF) tem como foco a inserção de graduandos nas diversas etapas da pesquisa científica, visando a formação diferenciada de recursos humanos qualificados. Esse programa é financiado com recursos orçamentários da própria instituição.

Os bolsistas BIC receberão R$ 300 mensais, atendendo a uma jornada de 12 horas semanais. Nessa modalidade, a distribuição das bolsas entre os projetos se dá por ordem de classificação. Os bolsistas do programa VIC (Voluntário de Iniciação Científica) contam com a mesma carga horária, mas essa modalidade, por sua vez, não é remunerada. Somente os projetos recomendados e não contemplados com bolsa BIC poderão contar com alunos voluntários. O número de voluntários será limitado ao de vagas recomendadas pelo Comitê de Avaliação.

Outras informações:
Dúvidas e esclarecimentos: bolsas.propp@ufjf.edu.br