A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou os resultados finais para os projetos de Iniciação Científica (IC). Foram distribuídas 485 bolsas pelos três editais e 628 oportunidades para que estudantes sejam voluntários.

O maior edital de Iniciação Científica para os programas BIC, Pibic e VIC recebeu um total de 836 projetos com a demanda de 1.230 estudantes. Após as submissões das propostas e avaliação pelo Comitê Assessor de Pós-Graduação e Pesquisa, a UFJF teve 533 projetos recomendados/aprovados, com a recomendação de 1005 planos de trabalho de estudantes.

Entre as bolsas, 325 foram distribuídas para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIC); 128 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); 17 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF); e 15 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação  (Pibiti).

Ainda foram disponibilizadas 552 vagas para estudantes atuarem como Voluntários de Iniciação Científica (VIC) e outras 76 oportunidades voluntárias para o Edital de Ações Afirmativas

De acordo com o edital, o envio da documentação com a indicação inicial para o preenchimento das vagas dos estudantes deve ser enviada à Propp entre 1º e 5 de setembro, por meio de formulário Google.

Para a coordenadora de Pós-graduação e Pesquisa, Priscila Pinto de Faria, a elevada demanda pelo programa de IC da UFJF revela a solidez e relevância do programa para a formação acadêmica do segmento estudantil. “A atuação dos estudantes de graduação nas pesquisas científicas e tecnológicas transformam a formação acadêmica e produzem conhecimentos capazes de impactar a vida da sociedade.”

Confira os editais.

bolsas.propp@ufjf.br