O 28º Seminário de Iniciação Científica da UFJF (Semic) divulgou nesta quinta-feira, 10, o resultado da primeira etapa dos trabalhos selecionados para a apresentação presencial nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Ciências. As apresentações serão feitas por aluno inscrito e participante de programa de Iniciação Científica. Dos 514 projetos inscritos, 40 foram selecionados e serão avaliados presencialmente. 

Confira os trabalhos selecionados na primeira etapa.

Os finalistas dos colégios de Ciências Exatas e e Ciências da Vida farão a apresentação presencial no dia 17 de novembro, entre 14h e 17h. Já os selecionados de Humanidades farão suas exposições no dia 18, em dois períodos: 9h às 12h e 14h às 17h. Foram avaliados os vídeos e os resumos inscritos de modo remoto por dois pesquisadores das respectivas áreas. É possível conferir todos os trabalhos pela página do Semic no Youtube, que estão organizados em sete playlists por área de conhecimento: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Ciências da Computação; Linguística, Letras e Artes. 

Haverá uma premiação especial para o vídeo que alcançar o maior número de likes, bem como uma menção honrosa a outros que se destacarem. Todos os inscritos no Semic receberão certificado de participação. As duas apresentações orais mais bem avaliadas de cada uma das grandes áreas receberão certificação específica. Os cinco melhores trabalhos de cada área serão convidados a publicar na Revista Principia, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp).

O Semic reúne estudantes de diferentes modalidades de iniciação científica: BIC, VIC, PIBIC/CNPq, PIBIC–AF e PIBITI. Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, a participação foi menor este ano, em função da evasão, reflexo do período da pandemia. “O diferencial desta edição é o retorno às avaliações presenciais, realizadas por docentes externos convidados, depois dos anos com edições apenas on-line. Isso amplia a possibilidade de aprendizado e troca de informações entre alunos e pesquisadores.” 

Sobre o Semic

O Seminário de Iniciação Científica da UFJF é um evento anual que já é realizado há mais de duas décadas com o objetivo de divulgar os resultados dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na instituição. O encontro conta com a participação de bolsistas dos diversos Programas de Iniciação Científica gerenciados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), cujas bolsas são financiadas pela UFJF, Fapemig e CNPq. Em 2020, o formato do Seminário foi adaptado em função da pandemia para o modelo de apresentação on-line dos trabalhos.