O Colégio de Aplicação João XXIII está entre as instituições educacionais brasileiras selecionadas pelo Ministério da Educação como exemplos de inovação e criatividade na educação básica. A lista foi divulgada em dezembro de 2015. As escolas foram inscritas a partir de chamada pública, lançada pelo Ministério da Educação, a fim de conhecer iniciativas inovadoras com potencial para contribuir com a melhoria da qualidade de ensino. Entre 682 entidades, incluindo organizações não governamentais e escolas públicas e particulares, 177 foram selecionadas.

Diretora do João XXIII, Andrea Vassalo conta que todos receberam a notícia com grande entusiasmo. “Ficamos muito contentes, pois este é um reconhecimento de um trabalho muito bem feito, desenvolvido pela professora Rosângela Veiga. O projeto consiste em módulos de ensino especializado, que culmina em aulas para o debate de temas atuais, buscando despertar nos alunos um olhar diferenciado e crítico”, diz.

Dentre as instituições selecionadas, 83 desenvolvem propostas com crianças da educação infantil, 135 trabalham com alunos do ensino fundamental, 73 estão voltadas aos adolescentes do ensino médio e 40 atuam na educação de jovens e adultos. Ressalte-se que, no ensino médio, há inovação tanto na modalidade regular quanto no ensino técnico. E dentro desses números, vale destacar que as zonas rurais mostraram-se propícias à inovação, assim como as escolas indígenas.