Proposta surgiu da I Jornada de Apoio Estudantil

Desde o último dia 1°, o cumprimento de 12 horas semanais em projetos da universidade para os alunos apoiados pelo auxilio manutenção deixou de ser obrigatório. A decisão foi tomada em novembro de 2014, na I Jornada de Apoio Estudantil da UFJF, promovida pela Pró-Reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva, e aprovada pelo Conselho Superior. Além da alteração da contrapartida obrigatória, a antiga modalidade manutenção foi substituída pela Bolsa PNAES com aumento do auxílio de R$340 para R$400.

A jornada, que teve como objetivo discutir a política de apoio estudantil, encontrou a necessidade de anular a contrapartida de 12 horas semanais aos beneficiados da modalidade manutenção. Dentre os argumentos que a Pró-Reitoria utilizou para levar a proposta ao Conselho Superior, destaca-se a falta de projetos suficientes na instituição para atender todos os apoiados, o que fazia com que a contrapartida fosse obrigatória apenas para alguns alunos. Além disso, como nem todos os estudantes eram inseridos em projetos de pesquisas, ensino ou extensão, contribuiu-se para que alguns coordenadores utilizassem os apoiados em áreas administrativas, prejudicando o desempenho e qualificação acadêmica e ocultando a necessidade de ampliação dos servidores da universidade.

Dessa forma, o Edital de 2014 que continha essa obrigatoriedade, teve vigência até o último dia de março de 2015. A partir deste mês de abril, os alunos apoiados que participavam de algum projeto poderão continuar ou não com as atividades. Segundo a pró-reitora do Apoio Estudantil e Educação Inclusiva, Joana Machado, “cabe ao aluno decidir se quer permanecer ou não nos projetos, já que conferem créditos e contam como experiência profissional. Reforçamos a importância da vivência acadêmica para além da sala de aula e a participação em projetos que incrementem a formação do estudante”.

Prazo para envio da documentação do Apoio Estudantil é prorrogado

Outras informações: http://www.ufjf.br/proae/