Americas on Globe - ca. 2002 --- Americas on Globe --- Image by © Royalty-Free/CorbisUma palestra sobre oportunidades de intercâmbio nos Estados Unidos será ministrada na próxima sexta-feira, dia 17, pelo oficial consular dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, James Dowd. A vinda à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontece por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI-UFJF). Alunos interessados em estudar no exterior terão a chance de saber mais sobre meios de se candidatar e serão informados sobre a estrutura educacional do país. O evento acontecerá no Anfiteatro I da Faculdade de Engenharia, às 10h.

A palestra será voltada para todos os que pleiteiam uma experiência de estudos no exterior: participantes do programa Ciência sem Fronteiras, alunos interessados no Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad) da DRI, ou mesmo os que desejam realizá-los por conta própria. O oficial também abordará questões burocráticas, como retirada de visto e aquisição de seguro saúde.

A UFJF possui 28 acordos internacionais com instituições de ensino americanas, 16 deles com colleges integrantes da rede Associated Colleges of Midwest (ACM). No edital Piigrad 2015, a ser lançado no próximo dia 29, haverá vaga para Fairleigh Dickinson, Colorado College e ICSI. Outras quatro instituições foram contatadas e a DRI aguarda resposta.

Para concorrer a uma vaga em algum dos programas de intercâmbio para os EUA o aluno deve apresentar proficiência em inglês. Os exames exigidos e seus prazos, podem ser consultados na reportagem Intercâmbio: confira prazos e dicas para obter certificado de proficiência em língua estrangeira. A presença na palestra dá direito a um certificado que será fator de pontuação no edital Piigrad 2015.

Experiências no Facebook

A DRI iniciou, por meio de sua rede social, uma campanha para troca de experiências entre estudantes interessados em viajar e aqueles que já retornaram de intercâmbio. Todas as segundas e sextas-feiras serão divulgados vídeos com depoimentos e conselhos de ex-intercambistas da UFJF, através do Piigrad.

Cada estudante conta sobre sua experiência e descreve como funciona a rotina no país e a instituição escolhida. Além do vídeo, é disponibilizado o contato do aluno para que os interessados no mesmo destino possam tirar suas dúvidas.

Outras informações: (32) 2102-3389 (DRI-UFJF)

DRI no Facebook