A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (DRI) está com inscrições abertas para pré-seleção interna e indicação de uma candidatura para curso de pós-doutorado de curta duração na Espanha. A bolsa é concedida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em parceria com a Fundação Carolina, da Espanha. As inscrições podem ser feitas por e-mail até esta quarta-feira, 20, às 23h59. 

A bolsa é voltada à formação internacional, em universidades espanholas, de professores e servidores técnico-administrativos (TAEs) de instituições federais associadas à Andifes. Os projetos devem ser alinhados às chamadas “Bolsas de Estudo ODS, que mudam vidas”. Ao todo, 10 bolsas serão distribuídas entre professores e servidores de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) associadas à Andifes. 

O candidato deve possuir cidadania de um dos países latino-americanos membros da Comunidade Ibero-Americana de Nações; ser docente permanente ou servidor do quadro técnico-administrativo de uma instituição associada à Andifes; ter diploma de doutorado; além de outros requisitos presentes em chamada pública divulgada pela DRI. Podem participar pesquisadores relacionados com qualquer área do conhecimento.

A Fundação Carolina, parceira da Andifes na seleção, está inscrita no âmbito do projeto Cooperação Espanhola que, em conjunto com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), busca promover os cinco “Ps” presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): pessoas; planeta; prosperidade; paz, justiça e instituições fortes; e parcerias. 

Nesse contexto, a DRI fará a indicação de uma candidatura, que será encaminhada à Comissão Organizadora do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Ifes (Cgrifes), órgão interno da Andifes. A comissão, por sua vez, fará a indicação final à Fundação Carolina. Demais informações sobre o processo seletivo podem ser conferidas na chamada emitida pela DRI e no edital completo da Andifes.  

Duração da bolsa

As bolsas terão período máximo de até três meses, com uma estadia mínima de um mês. Os aprovados terão direito a passagem de ida e volta, em classe turística, com saída de Brasília (DF), para a cidade espanhola dos estudos; ajuda de custo para alojamento e manutenção durante o período de duração da bolsa e seguro médico não farmacêutico durante o período de estadia na Espanha. O candidato selecionado também irá receber ajuda de custo para a estadia na Espanha. Saiba mais na chamada da DRI

Inscrições

Interessados devem enviar suas candidaturas até quarta, 20, às 23h59, para o e-mail gerencia.dri@ufjf.br. A mensagem deve conter pedido de participação na pré-seleção e o assunto “PRÉ-SELEÇÃO_ANDIFES_FUNDAÇÃO CAROLINA”. Além disso, devem ser anexados os documentos listados na chamada pública

A pré-seleção será composta por verificação da documentação completa exigida, além de análise de currículo. Em caso de empate, será selecionada a candidatura do servidor que estiver solicitando afastamento pela primeira vez. Caso o empate permaneça, será adotado o critério de maior idade. 

Outras informações:

(32) 2102-3389 Diretoria de Relações Internacionais (DRI)

Chamada pública – DRI

Edital 01/2024 Andifes e Fundação Carolina 

gerencia.dri@ufjf.br