Parte dos estudantes estrangeiros que ingressam na UFJF em 2024 (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Com o ingresso de 27 estudantes estrangeiros na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promoveu nesta segunda-feira, 11, o evento “Orientation Day”. O objetivo foi dar as boas-vindas a parte dos novos alunos. Os estudantes são oriundos de 18 países, como Paquistão, Angola, Nigéria, Japão e Itália. No grupo, há estudantes que ingressam na Universidade no primeiro e no segundo semestres letivos de 2024. 

Oriunda da Guiné-Equatorial, Maria Eugenia Bacale vai estudar Medicina na UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A estudante Maria Eugenia Mansuog Bacale veio da Guiné-Equatorial para cursar Medicina na UFJF. Maria Eugenia já cursou Língua Portuguesa na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e irá começar os estudos na UFJF a partir do segundo semestre.

“Sempre foi um sonho desde pequena trabalhar na área da saúde e eu espero que aqui na UFJF, consiga me adaptar por conta do idioma, principalmente. Mas espero que seja tudo tranquilo.”

Já a estudante japonesa Ruchia Suzuki é intercambista e veio para a UFJF em busca de uma nova experiência na vida acadêmica. De acordo com Ruchia, há muitos estudantes japoneses que estudam na UFJF e isso despertou na jovem a vontade de ter a mesma experiência na instituição.

“Eu espero estudar aqui a História do Brasil, a culinária e também a língua local. Eu ainda não sei quais disciplinas irei cursar aqui, mas é nesses quesitos que quero ter conhecimento.”

A japonesa Ruchia Suzuki afirma que a vinda de compatriotas à UFJF a motivou a fazer intercâmbio na instituição (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Entre os 27 estudantes estrangeiros, 10 são alunos de graduação e 17, de pós-graduação, sendo 11 de mestrado e 6 de doutorado. Os estudantes chegaram à Universidade por meio de três programas: o Programa Incoming da UFJF; o  Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G); e o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCub-Mob). Os intercambistas do Incoming ficam na Universidade por um ou dois semestres. Já o PEC-G e o GCub-Mob oferecem o curso completo, sendo assim o tempo de permanência do estudante varia de acordo com a duração de cada curso. 

De acordo com a DRI, a recepção foi realizada com o intuito de oficialmente desejar boas-vindas aos alunos e repassar informações importantes para que os estudantes tenham uma boa estadia no país e em Juiz de Fora. Orientações específicas sobre a UFJF também foram transmitidas ao grupo. 

Integrantes do Projeto Buddy também deram orientações sobre as atividades previstas para o semestre. O projeto é composto por estudantes da UFJF que auxiliam os colegas estrangeiros em relação a escolha de moradia, emissão da carteirinha estudantil, soluciona dúvidas a respeito dos serviços da UFJF, entre outras frentes de apoio. 

Estudantes que integram o Projeto Buddy junto com colegas estrangeiros (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais