Fechar menu lateral

Orientações sobre o TCC

Apresentação 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Moda segue as orientações fundamentais estabelecidas pelo Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG) da UFJF e possui normatização específica, de acordo com as necessidades do curso, referendada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), aprovada pelo Colegiado do curso e registrada no Plano Pedagógico do Curso (PPC).

O TCC será realizado em 3 etapas distintas, ao longo do curso:

  1. No 6º período, o (a) discente deverá cursar a disciplina ART422 – Metodologia da pesquisa em moda, na qual será desenvolvida e apresentada a proposta de pesquisa, guiada pelas orientações do Formulário de proposta de TCC (formato .docx, tamanho 140 KB).
  2. No 7º período, o (a) discente deverá se matricular na disciplina ART425 – Trabalho de conclusão do Bacharelado em Moda I, quando, sob a orientação de um professor designado pelo Colegiado, desenvolverá a primeira parte do TCC, que passará pela avaliação de uma pré-banca, ao final da disciplina.
  3. No 8º período, o (a) discente deverá se matricular na disciplina ART426 – Trabalho de conclusão do Bacharelado em Moda II, quando desenvolverá a segunda parte do TCC, devendo realizar a apresentação final do trabalho à Banca Examinadora, ao final da disciplina, encerrando toda a etapa de desenvolvimento e apresentação do TCC.

Informações gerais sobre o TCC 

1 Das disposições preliminares 

O TCC é obrigatório para a conclusão do curso de Bacharelado em Moda e não poderá ser substituído por outra atividade.

A realização deste trabalho final, no encerramento da trajetória do curso, objetiva:

  • Permitir ao aluno visualizar a relação interdisciplinar de todos os conhecimentos adquiridos no curso;
  • Vivenciar uma experiência próxima de seu futuro campo de atuação profissional;
  • Aprender a fazer um trabalho de forma sistematizada (projeto);
  • Exercitar a argumentação e defesa de uma ideia;
  • Desenvolver o estilo pessoal.

O TCC poderá ser realizado de forma individual ou também em dupla. 

A formatação do trabalho deverá seguir as orientações da Normalização de trabalhos acadêmicos da UFJF, no entanto, apresentaremos alguns templates que deverão ser seguidos, de acordo com a modalidade de trabalho escolhida.

2 Das modalidades

O TCC poderá ser desenvolvido sob 3 modalidades: 1. Teórico; 2. Prático; 3. Teórico-prático.

O tema da pesquisa do TCC Teórico deverá estar amparado nos estudos da moda e seus possíveis diálogos, em convergências com os conteúdos abordados ao longo do curso.

Já os temas das modalidades de TCC Prático e/ou Teórico-prático deverão estar atrelados ao desenvolvimento de um produto em moda, contemplando as seguintes possibilidades:

  • Coleção: com o desenvolvimento de 10 desenhos dos quais 3 looks serão integralmente executados;
  • Figurino: a partir do estudo de personagem serão desenvolvidos 10 desenhos e escolhidos 3 looks para serem executados;
  • Produção de moda: 5 looks para as apresentações em fotografia (catálogos, revistas, lookbooks, editoriais) e/ou vídeos (fashion film) de 2 a 3 minutos, aproximadamente;
  • Performances ou instalações: devem oferecer relação direta com a roupa ou o “vestível”.
  • Outros: os demais casos que possam surgir como proposta de trabalho serão analisados e deliberados pelo Colegiado do curso.
2.1 Trabalho teórico

Os trabalhos teóricos serão desenvolvidos em formato de monografia, devendo se pautar, principalmente, pela bibliografia da área da moda e apresentar uma questão que sustente a argumentação, com um texto coerente e coeso, respeitando as normas vigentes para desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.

Organização: Sugere-se que o trabalho teórico contenha no mínimo 30 laudas e, no máximo, 60 laudas, incluindo as referências. Deverá ser composto por:

  • Elementos pré-textuais (da Capa ao Sumário).
  • Elementos textuais (Introdução, Desenvolvimento e Considerações finais).
  • Elementos pós-textuais (Referências, Anexos e/ou outros opcionais).

Template:

Sugestão de template para trabalho teórico (abre em nova janela).

2.2 Trabalho prático

Os trabalhos práticos consistem no desenvolvimento de um produto de moda, em qualquer uma das modalidades trabalhadas durante o curso. Poderá ser organizado em formato mais livre, devendo conter uma contextualização teórica mais sucinta do trabalho e um enfoque no produto a ser desenvolvido, por meio de um Memorial descritivo que apresente todas as etapas projetuais, da criação à materialização do produto de moda final. O memorial descritivo apresenta o percurso prático, acompanhado de imagens das várias fases do processo, fichas técnicas, prototipagem, mix de produtos, se for o caso, e demais orientações sugeridas pela metodologia para desenvolvimento de produtos de moda.

Organização: Sugere-se que o trabalho prático contenha no mínimo 50 laudas e, no máximo, 80 laudas, incluindo as referências. Deverá ser composto por:

  • Elementos pré-textuais (da Capa ao Sumário).
  • Elementos textuais (Introdução, Contextualização teórica do produto, Mercado e Memorial descritivo do trabalho).
  • Elementos pós-textuais (Referências, anexos e/ou outros opcionais).

Template:

Sugestão de template para trabalho prático – coleção (abre em nova janela).

2.3 Trabalho teórico-prático

Os trabalhos teórico/práticos consistem no desenvolvimento de um produto de moda, em qualquer uma das modalidades trabalhadas durante o curso, em que a relação teoria-produto seja fundamental para a realização do trabalho. Poderá ser organizado em formato mais livre, devendo conter uma fundamentação teórica do produto a ser desenvolvido, acompanhada do Memorial descritivo apresentado na modalidade de trabalho prático.

Organização: Sugere-se que o trabalho teórico-prático contenha no mínimo 50 laudas e, no máximo, 80 laudas, incluindo as referências. Deverá ser composto por:

  • Elementos pré-textuais (da Capa ao Sumário).
  • Elementos textuais (Introdução, Desenvolvimento, Mercado e Memorial descritivo do trabalho).
  • Elementos pós-textuais (Referências, Anexos e/ou outros opcionais).

Template:

Sugestão de template para trabalho teórico-prático – coleção (abre em nova janela).

Sugestão de template para trabalho teórico-prático – figurino (abre em nova janela).

3 Da orientação

Os trabalhos de TCC do Bacharelado em Moda deverão ser orientados preferencialmente por um professor do curso ou por discentes do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, vinculados à linha de pesquisa Arte, moda: história e cultura, e que estejam sob a orientação de professores atuantes no Bacharelado em Moda. Caso seja demandado pelos (as) discentes, e formalmente justificado, o TCC poderá ser orientado também por professores da UFJF, externos ao curso de Bacharelado em Moda.

A Coordenação do curso apresentará as propostas de trabalho dos (das) discentes ao Colegiado do curso que aprovará as orientações, privilegiando sempre a área de atuação dos professores e a demanda de trabalho de forma mais equânime. 

Compete ao Professor Orientador:

I – Colaborar com o estudante na elaboração do programa de trabalho a ser desenvolvido.

II – Acompanhar o desenvolvimento do trabalho programado.

III – Presidir a banca de exame de TCC do qual for orientador.

4 Do exame de TCC

Conforme já apresentado, o TCC será avaliado em duas etapas: TCC I e TCC II.

Durante o TCC I, o (a) discente desenvolve a primeira parte do trabalho que será submetido à avaliação de uma pré-banca, composta pelo orientador mais um membro convidado. Nesta etapa deverá ser apresentado:

  • TCC Teórico: Pelo menos um capítulo do trabalho com a previsão de sumário das demais etapas.
  • TCC Prático: Pelo menos a contextualização teórica, a pesquisa de Mercado e pesquisa de Tendências finalizadas, seguidas da previsão das próximas etapas.
  • TCC Teórico-prático: Pelo menos a parte teórica finalizada, seguida da previsão das próximas etapas. 

Na avaliação do TCC I, o (a) discente aprovado, segue para o TCC II.

No TCC II, o (a) discente finaliza o trabalho iniciado na etapa anterior, para submeter à avaliação final da Banca Examinadora.

Observação: Como o TCC ocorre durante 2 semestres letivos e consecutivos, o TCC I será ofertado sempre no 1º semestre do ano (março a julho) e o TCC II, no 2º semestre do ano (agosto a dezembro). Caso o (a) discente seja reprovado, precisa aguardar a próxima oferta (ano seguinte) para se matricular novamente.

Os trabalhos devem ser entregues para os membros da Banca Examinadora com um prazo mínimo de 10 dias da data da defesa. As cópias disponibilizadas podem ser impressas e encadernadas, ou disponibilizadas em formato digital, via e-mail, em arquivo WORD, desde que previamente acordado com os membros da banca.  

No momento da defesa, o produto desenvolvido em TCC Prático ou em TCC Teórico-prático (protótipo de produto de moda, vídeo, editorial, figurino, performance etc.) deverá ser apresentado à banca.

A composição da Banca Examinadora será de responsabilidade do orientador e do aluno, devendo realizar a agenda de defesa na coordenação de curso com 15 dias de antecedência.

A indicação/reserva de equipamentos, bem como a disponibilidade do local para a realização do exame de defesa em área interna ou externa ao IAD, é de responsabilidade do orientador e deverá ser informado à Coordenação de curso.

Casos especiais poderão requerer a realização da defesa em formato remoto, que terá a viabilidade avaliada pela coordenação de curso.

5 Da defesa

Seguindo critérios estabelecidos pelo RAG, a Banca Examinadora deverá constar de três membros, incluindo o orientador que presidirá a banca. Os demais membros poderão ser externos ao curso e até mesmo à UFJF, desde que atuem em alguma instituição de ensino, ou estejam vinculados a Programa de Pós-graduação e tenham a titulação mínima de Especialista. A participação externa fomenta o diálogo interdisciplinar do curso e promove uma maior divulgação das pesquisas desenvolvidas no Bacharelado em Moda.

Para agendar a defesa, o (a) discente deverá preencher o Formulário de agendamento da defesa de TCC (formato .docx, tamanho 139 KB), preencher e encaminhar para o e-mail da coordenação de curso <modaufjf@gmail.com>, com no mínimo 10 dias de antecedência da defesa. 

A apresentação do TCC deverá seguir o seguinte roteiro:

I – Exposição do trabalho pelo (a) discente, respeitando o limite de 15 minutos.

II – Comentários dos membros da banca sobre o trabalho em questão, com direito à réplica, caso solicitado.

III – Avaliação conjunta realizada pelos membros da banca (sem a presença do (a) discente), atribuindo-lhe uma nota de 0 a 100, com preenchimento da Ficha de avaliação. A banca também deverá informar nesta ficha se o trabalho recebe ou não a indicação para ser publicado no Repositório Institucional da UFJF.

IV – Leitura pública da nota e comentários finais.

V – Preenchimento da ata de defesa e da ficha de avaliação realizado pelo orientador e assinadas por todos os membros da Banca Examinadora e também pelo (a) discente. A Banca Examinadora avaliará o relatório escrito, o desempenho do candidato na arguição, e o desenvolvimento do projeto prático, quando for o caso, emitindo parecer em ata pela Aprovação ou Reprovação do (a) discente.

6 Da indicação para publicação

O (A) discente aprovado (a), cujo trabalho receba indicação da banca para publicação deverá realizar as alterações e/ou correções sugeridas pela Banca Examinadora, quando for o caso, no prazo de até 7 (sete) dias e encaminhar à coordenação do curso <modaufjf@gmail.com> uma versão final, em via digital, em formato de arquivo .doc e outro .pdf, não esquecendo também de inserir a ficha catalográfica, após a folha de rosto do TCC. Neste e-mail deve estar em cópia o orientador do trabalho, comprovando que as correções para a publicação foram realizadas e o trabalho se encontra dentro das normalizações da UFJF. 

Além do arquivo digital do trabalho, o (a) discente deverá entregar na coordenação de curso, no prazo de até 7 (sete) dias, em via impressa e assinada, o Termo de autorização para publicação do TCC (formato .docx, tamanho 29 KB).

Observação: O (A) discente que não entregar a versão final para publicação não poderá participar da colação de grau.

Links importantes:

I – Normalização de trabalhos acadêmicos UFJF (abre em nova janela).

II – Ficha catalográfica (abre em nova janela).

7 Das disposições finais

Os casos omissos deverão ser definidos pela Coordenação do curso, em consulta ao Colegiado do Bacharelado em Moda.