Fechar menu lateral

Maria Claudia Bonadio

Imagem que mostra a professora Maria Claudia Bonadio sorrindoPossui graduação (bacharelado), mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP).

Além do Bacharelado em Moda, atua também no curso de Especialização em Moda, Arte e Cultura (IAD/UFJF) e no Programa de Pós-graduação em Arte, Cultura e Linguagens (IAD/UFJF), na linha de pesquisa Arte e moda: história e cultura. É coordenadora do projeto de extensão que originou o perfil no Instagram @historiadamoda.ufjf (abre em nova janela). 

Leciona as disciplinas História da moda I, História da moda II e História da moda brasileira.

É autora dos livros “Moda e sociabilidade: mulheres e consumo na São Paulo dos anos 1920” (2007) e “Moda e publicidade no Brasil dos anos 1960”(2014); e organizadora dos livros “História e cultura de Moda” (2011) e “Histórias do vestir masculino” (2017).

Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais como Fashion Theory; International Journal of Fashion Studies; Film, Fashion & Consumption. É líder do Grupo de Pesquisa História e Cultura de Moda.

Desde 2015 é editora da revista dObra[s]: da Associação de Estudos e Pequisas em Moda.

Seus principais interesses de pesquisa ​estão foca​dos na História, cultura visual/audiovisual e consumo da moda no Brasil, bem como sobre Cultura das aparências e papeis de gênero.

Contato: mariacbonadio@uol.com.br

Currículo Lattes (abre em nova janela)