O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Moda segue as orientações fundamentais estabelecidas pelo Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG) da UFJF (abre em nova janela) e possui normatização específica, de acordo com as necessidades do curso, referendada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), aprovada pelo Colegiado do curso e registrada no Plano Pedagógico do Curso (PPC).
O TCC será realizado em 3 etapas distintas, ao longo do curso:
1. No 6º período, o(a) discente deverá se matricular na disciplina ART422 – Metodologia da pesquisa em moda, na qual será desenvolvida e apresentada a proposta de pesquisa, guiada pelas orientações do Formulário de proposta de TCC (abre em nova janela). O formulário é acessado diretamente no Google Docs, devendo o discente fazer uma cópia do arquivo em sua própria conta Google para que possa editá-lo.
2. No 7º período, o(a) discente deverá se matricular na disciplina ART425 – Trabalho de conclusão do Bacharelado em Moda I, quando, sob a orientação de um professor designado pelo Colegiado, desenvolverá a primeira parte do TCC, que passará pela avaliação de uma pré-banca, ao final da disciplina.
3. No 8º período, o(a) discente deverá se matricular na disciplina ART426 – Trabalho de conclusão do Bacharelado em Moda II, quando desenvolverá a segunda parte do TCC, devendo realizar a apresentação final do trabalho à Banca Examinadora, ao final da disciplina, encerrando toda a etapa de desenvolvimento e apresentação do TCC.
O TCC é obrigatório para a conclusão do curso de Bacharelado em Moda e não poderá ser substituído por outra atividade.
• A realização deste trabalho final, no encerramento da trajetória do curso, objetiva:
• Permitir ao aluno visualizar a relação interdisciplinar de todos os conhecimentos adquiridos no curso;
• Vivenciar uma experiência próxima de seu futuro campo de atuação profissional;
• Aprender a fazer um trabalho de forma sistematizada (projeto);
• Exercitar a argumentação e defesa de uma ideia;
Desenvolver o estilo pessoal.
O TCC poderá ser realizado de forma individual, em dupla, ou, no caso de figurinos, apenas em duplas ou trios.
A formatação do trabalho deverá seguir as orientações da Normalização de trabalhos acadêmicos da UFJF(abre em nova janela), no entanto, apresentaremos alguns templates que deverão ser seguidos, de acordo com a modalidade de trabalho escolhida.
O TCC poderá ser desenvolvido sob 3 modalidades: 1. Prático; 2. Teórico; 3. Teórico-prático.
Os TCCs Práticos devem estar atrelados ao desenvolvimento de produtos ou imagens de moda, contemplando as seguintes possibilidades:
• Acessórios: no caso de bijuterias, deverão ser desenvolvidos 24 desenhos dos quais 12 peças serão executadas. No caso de bolsas, deverão ser desenvolvidos 21 desenhos (15 bolsas e 6 acessórios secundários) e confecção de 4 bolsas e 2 acessórios secundários.
• Coleção: desenvolvimento de 12 desenhos dos quais 3 looks serão integralmente executados;
• Coleção inovadora: (apenas para inovação técnica e/ou tecnológica): desenvolvimento de 06 desenhos dos quais 2 looks serão integralmente executados;
• Figurino: a partir do estudo de personagens serão desenvolvidos 12 desenhos e escolhidos 3 looks para serem executados;
• Produção de moda: 5 looks para as apresentações em fotografia (catálogos, revistas, lookbooks, editoriais) e/ou vídeos (fashion film) de 2 a 3 minutos, aproximadamente.
Os TCCs Teóricos deverão ter como tema um objeto que se ampare nos estudos da moda e em seus possíveis diálogos, convergindo com os conteúdos abordados ao longo do curso. São possíveis os seguintes formatos:
• Artigo: os artigos devem necessariamente trabalhar um tema de forma original e possuir uma maior densidade teórica e concisão, sendo, em tamanho, menores que a monografia. No entanto, a decisão por apresentação de um artigo como trabalho final será feita pela Banca Examinadora no momento da pré-banca (fim do TCC 1), que avaliará a potencialidade que o trabalho possui em se transformar em artigo. Assim, até o momento da pré-banca, todos os trabalhos teóricos seguirão o modelo de monografia.
• Monografia: devem se pautar, principalmente, pela bibliografia da área da moda e apresentar uma questão que sustente a argumentação realizada, com um texto coerente e coeso, respeitando as normas vigentes para desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.
Por fim, quanto aos TCCs Teórico-práticos, estão previstos trabalhos cujo desenvolvimento prático esteja condicionado a uma discussão teórica mais aprofundada. Ou seja, trata-se de um trabalho teórico com uma dimensão prática. Neste caso, o trabalho segue a estrutura dos trabalhos teóricos, não havendo uma delimitação da quantidade e/ou tipo de produtos a serem desenvolvidos.
Outros tipos de trabalho devem ser apreciados e aprovados pelo Colegiado.
Os trabalhos são compostos por elementos pré-textuais (da capa ao sumário); pelos elementos textuais (introdução, todo o desenvolvimento e as considerações finais); e pelos elementos pós-textuais (referências e anexos – quando necessário).
Os trabalhos serão organizados de acordo com os templates de cada modalidade. Para utilizar os templates, que estão no Google Docs, é necessário criar uma cópia em seu próprio Google Docs para que seja possível editá-los. Recomenda-se que todo o TCC seja elaborado pelo Google Docs, compartilhando-o com seu orientador, a fim de que a formatação não seja perdida.
• Artigo: Sugestão de template para artigo (abre em nova janela). Sugere-se que o artigo tenha de 15 a 25 páginas, mais as páginas de elementos pré e pós textuais.
• Acessórios: Sugestão de template para trabalho prático – acessórios (abre em nova janela). Sugere-se que o trabalho tenha de 50 a 80 páginas no total.
• Coleção/ Coleção inovadora: Sugestão de template para trabalho prático – coleção (abre em nova janela). Sugere-se que o trabalho tenha de 50 a 80 páginas no total.
• Figurino: Sugestão de template para trabalho prático – figurino (abre em nova janela). Sugere-se que o trabalho tenha de 50 a 80 páginas no total.
• Produção de moda: Sugestão de template para trabalho prático – produção de moda ou fashion film (abre em nova janela). Sugere-se que o trabalho tenha de 50 a 80 páginas no total.
• Teórico (Monografia): Sugestão de template para trabalho teórico (abre em nova janela). Sugere-se que o trabalho tenha de 40 a 60 páginas no total.
• Teórico-prático: Utiliza o mesmo template do trabalho teórico (monografia), sendo necessária a adequação dos capítulos para o acréscimo da parte prática do trabalho. Sugere-se que o trabalho tenha de 40 a 80 páginas no total.
Os trabalhos de TCC do Bacharelado em Moda deverão ser orientados preferencialmente por um professor do curso ou por discentes do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, ou de outro programa, e que estejam sob a orientação de professores atuantes no Bacharelado em Moda. Caso seja demandado pelos(as) discentes, e formalmente justificado, o TCC poderá ser orientado também por professores da UFJF, externos ao curso de Bacharelado em Moda, ativos e/ou aposentados.
A Coordenação do curso apresentará as propostas de trabalho dos(as) discentes ao Colegiado do curso que aprovará as orientações, privilegiando sempre a área de atuação dos professores e a demanda de trabalho de forma mais equânime.
Compete ao Professor Orientador:
I – Colaborar com o estudante na elaboração do programa de trabalho a ser desenvolvido.
II – Acompanhar o desenvolvimento do trabalho programado.
III – Presidir a banca de exame de TCC do qual for orientador.
Conforme já apresentado, o TCC será avaliado em duas etapas: TCC I e TCC II.
Durante o TCC I, o(a) discente desenvolve a primeira parte do trabalho que será submetido à avaliação de uma pré-banca, composta pelo orientador mais um membro convidado. Nesta etapa deverá ser apresentado em cada uma das modalidades:
Para que o trabalho de TCC I esteja apto a receber nota máxima, é preciso que cumpra todas as etapas listadas acima (a nota dependerá da qualidade dos elementos apresentados). É necessário que o(a) discente obtenha o valor mínimo de 60 pontos para que seja aprovado e siga para o TCC II.
No TCC II, o(a) discente finaliza o trabalho iniciado na etapa anterior para submeter à avaliação final da Banca Examinadora, composta pelo orientador e por mais dois membros convidados. Deverá entregar o trabalho completo com todos os itens solicitados nos templates de cada modalidade.
Como o TCC ocorre durante 2 semestres letivos e consecutivos, o TCC I será ofertado sempre no 1º semestre do ano (março a julho), e o TCC II no 2º semestre do ano (agosto a dezembro). Caso o(a) discente seja reprovado, precisará aguardar a próxima oferta (ano seguinte) para se matricular novamente.
Acerca dos membros da Banca Examinadora, pede-se que sejam no mínimo Especialistas e que possuam pesquisa e/ou atuação profissional dentro da área temática do TCC e que justifique sua participação. Podem ser membros internos ou externos ao curso e à UFJF, bem como atuantes do mercado de trabalho, desde que com as qualificações acima indicadas. Os membros externos ao curso receberão da coordenação as instruções (abre em nova janela) que descrevem os elementos esperados em cada etapa e modalidade de TCC.
O orientador e o(a) discente são responsáveis pela composição da Banca Examinadora e pela realização do convite aos membros, devendo comunicar a composição da banca e demais informações à coordenação com antecedência mínima de 15 dias.
Sobre a entrega dos trabalhos, deverá ser feita para os membros da Banca Examinadora com um prazo mínimo de 10 dias da data da pré-banca e defesa. As cópias disponibilizadas podem ser impressas e encadernadas, ou disponibilizadas em formato digital, via e-mail, em arquivo PDF ou DOCX, desde que previamente acordado com os membros da banca.
No momento da defesa, o produto desenvolvido em TCC Prático ou em TCC Teórico-prático (produtos de moda, vídeo, editorial, figurinos, etc.) deverá ser apresentado à banca.
A indicação/reserva de equipamentos, bem como a disponibilidade do local para a realização do exame de defesa em área interna ou externa ao IAD, é de responsabilidade do orientador e deverá ser informado à coordenação de curso. No caso de defesa em formato remoto, deverá ser justificada à coordenação, bem como enviado o link da sessão pública.
Seguindo critérios estabelecidos pelo RAG, a Banca Examinadora deverá constar de três membros, incluindo o orientador que presidirá a banca. Os demais membros poderão ser externos ao curso e até mesmo à UFJF, desde que atuem em alguma instituição de ensino, ou estejam vinculados (como docentes ou discentes) a um Programa de Pós-graduação e tenham a titulação mínima de Especialista, ou que atuem no mercado de trabalho em área próxima ao tema do TCC, também sendo necessário a titulação mínima de Especialista. A participação externa fomenta o diálogo interdisciplinar do curso e promove uma maior divulgação das pesquisas desenvolvidas no Bacharelado em Moda.
Para agendar a defesa, o(a) discente deverá criar uma cópia para si e preencher o Formulário de agendamento da defesa de TCC (abre em nova janela), encaminhando-o para o e-mail da coordenação de curso <coord.moda@ufjf.br>, com, no mínimo, 10 dias de antecedência da defesa.
A apresentação do TCC deverá seguir o seguinte roteiro:
I – Exposição do trabalho pelo(a) discente, respeitando o limite de 20 minutos.
II – Comentários dos membros da banca sobre o trabalho em questão, com direito à réplica, caso solicitado.
III – Avaliação conjunta realizada pelos membros da banca (sem a presença do(a) discente), atribuindo-lhe uma nota de 0 a 100, com preenchimento da Ficha de avaliação (abre em nova janela). A banca também deverá informar nesta ficha se o trabalho recebe ou não a indicação para ser publicado no Repositório Institucional da UFJF.
IV – Leitura pública da nota e comentários finais.
V – Preenchimento da ata de defesa e da ficha de avaliação realizado pelo orientador e assinadas por todos os membros da Banca Examinadora via SEI (membros externos devem ser direcionados pelo orientador do trabalho a criar um perfil de usuário externo no SEI). A Banca Examinadora avaliará o relatório escrito, o desempenho do candidato na arguição, e o desenvolvimento do projeto prático, quando for o caso, emitindo parecer em ata pela Aprovação ou Reprovação do(a) discente.
O(A) discente aprovado(a), cujo trabalho receba indicação da banca para publicação, deverá realizar as alterações e/ou correções sugeridas pela Banca Examinadora, quando for o caso, no prazo de até 20 (vinte) dias e encaminhar à coordenação do curso <coord.moda@ufjf.br> uma versão final, em via digital, em formato de arquivo PDF, não esquecendo também de inserir a ficha catalográfica, após a folha de rosto do TCC, conforme consta nos templates. Neste e-mail, deve estar em cópia o orientador do trabalho, comprovando que as correções para a publicação foram realizadas e o trabalho se encontra dentro das normas de trabalhos acadêmicos da UFJF.
Juntamente com o arquivo digital do trabalho, o(a) discente deverá entregar à coordenação de curso, com assinatura virtual (utilizar preferencialmente a assinatura virtual do Gov.com), o Termo de autorização para publicação do TCC (formato .docx, tamanho 29 KB). Sem o termo o trabalho não poderá ser publicado.
I – Normalização de trabalhos acadêmicos UFJF (abre em nova janela).
II – Ficha catalográfica (abre em nova janela).
Os casos omissos deverão ser definidos pela Coordenação do curso, em consulta ao Colegiado do Bacharelado em Moda.